FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Festival Internacional Compositores de Hoje chega a sua 2º edição reunindo obras de 30 autores mundiais

Exibindo Udi-4---web.jpg


Entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Federal, a música contemporânea de 13 países será executada por intérpretes como a violinista islandesa Eva Ingolf, os americanos do Mélomanie e os brasileiros Udi Cello Ensemble e Pedro Bittencourt


O Festival Internacional Compositores de Hoje realiza sua segunda edição em 2014, entre 18 e 23 de novembro, sempre às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, com uma novidade: a participação de intérpretes internacionais. Produzido e concebido pelo também compositor Sergio Roberto de Oliveira, o Festival cria uma oportunidade única para a plateia do Rio de Janeiro, mostrando obras de compositores vivos de várias partes do mundo e promovendo ainda um importante intercâmbio entre compositores e intérpretes. Serão apresentadas obras de 30 autores de 13 países: Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Islândia, Itália, México, Inglaterra e Portugal. Do Brasil, serão ouvidas obras de compositores de cinco estados diferentes.
No dia 18, terça, o festival irá abrir com uma mesa redonda com compositores, aberta ao público, em uma conversa informal e descontraída sobre a situação da música de hoje: o que se tem conquistado e os desafios pela frente.
Os concertos se iniciam na quinta-feira, dia 20 de novembro, com o pré-lançamento do CD "Enlarge Your Sax", do saxofonista brasileiro Pedro Bittencourt, tocando música eletroacústica. O músico carioca é professor e pesquisador dedicado à música de concerto e já se apresentou em diversos festivais no Brasil, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Grécia, Eslovênia, Canadá, México, Cuba e China. Fundador, diretor e saxofonista do ABSTRAI ensemble, foi Artista residente no ZKM, Instituto de Música e Acústica em Karlsruhe, Alemanha, onde gravou o CD ENLARGE YOUR SAX pelo label Wergo.
“ENLARGE YOUR SAX é fruto das minhas colaborações de longo prazo com compositores, iniciadas durante residências artísticas no ZKM, em Karlsruhe, Alemanha. As peças reunidas nesse concerto são para sax e computador (música mista). Elas foram trabalhadas, na maioria estreadas e todas gravadas no ZKM_Cube, o estúdio de gravação e sala de concertos do ZKM | Centro de Arte e Mídia Karlsruhe, entre 2007 e 2013. O CD ENLARGE YOUR SAX estará à venda em 2014 pelo selo alemão Wergo, edição ZKM Electronic.
 Na sexta, dia 21, será a vez da renomada violinista islandesa Eva Ingolf, ganhadora do prêmio New York Women Composers 2014 e reconhecida por suas interpretações definitivas de obras solo de J. S. Bach. Oriunda de uma família musical, seu pai, Ingólfur Guðbrandsson, estreou muitas das grandes obras corais na Islândia e seis de seus irmãos são músicos profissionais que tem contribuído para a alta qualidade musical em seu país. Eva Ingolf vive atualmente em Nova York.
Com interpretações muito influenciadas pelas escolas de violino russas e do leste europeu, ao longo de sua carreira Eva tem dado inúmeros recitais solo em renomadas salas de concerto na Islândia, Japão, EUA, Rússia e Europa, incluindo apresentações regulares no Weill Recital Hall no Carnegie Hall, na Trinity Church em New York City e na Corcoran Gallery of Art em Washington D.C, sendo aclamada por público e crítica. Ela lançou dois conceituados CDs pelo selo Lápis além de ter gravado para a Rádio estatal Islandesa.
No sábado, dia 22, o grupo americano Mélomanie vai lançar no Brasil o seu CD “Excursions”, interpretando Música Contemporânea em instrumentos de música antiga. A palavra france “Mélomanie” significa mania de música que também pode ser traduzida como o amor pela música. Em seus concertos, o Mélomanie apresenta pares provocativos de obras antigas e contemporâneas em instrumentos do período barroco, em colaborações criativas com intérpretes e compositores convidados. Seu repertório contemporâneo traz obras dos séculos XX e XXI, incluindo estreias mundiais escritas especialmente para o grupo. Eles se apresentam em uma série de concerto no Delaware Center for the Contemporary Arts em Wilmington, Delaware.
            Este concerto marca o lançamento do CD “Excursions” na América do Sul. “Escolhemos o título Excursions porque as peças levam o ouvinte a diferentes viagens”, afirma  a Tracy Richardson. Kimberly Reighley concorda: “Cada peça tem seu sabor e linguagem musical próprios. Algumas peças são escritas para instrumentos barrocos e outras para instrumentos modernos”.
         Encerrando a programação, no domingo, dia 23, o octeto de violoncelos de Uberlândia Udi Cello Ensemble interpreta um vasto repertório com obras de Alexandre Schubert, Caio Senna, Liduino Pitombeira, Dimitri Cervo, Beetholven Cunha, dentre outros. O Udi Cello Ensemble é dirigido por Kayami Satomi, professor de violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Criado em 2009, o ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas, sendo mais de 20 estreias mundiais, em sua maioria obras dedicadas ao grupo. Sua trajetória é marcada por parcerias com diversos músicos, estilos musicais e artistas. Por sua distinta formação e repertório exclusivo, o grupo tem sido convidado a se apresentar em importantes festivais e movimentos artísticos no Brasil, dos quais destacam-se: Encontro de Violoncelos de Porto Alegre, Festival de Cordas Nathan Schwartzman (Uberlândia), 3 anos consecutivos no MUDANTE (Festival de Música Dança e Teatro de Uberlândia), Rio International Cello Encounter, Bienal de Música Contemporânea e na série “Prelúdio 21 – Música do Presente”. Em 2012, o UDI Cello Ensemble realizou mais de 35 concertos, apresentando-se em sete estados brasileiros. Em 2013, conquistou o 1° Lugar do Concurso “Segunda Musical”, realizado em Belo Horizonte e o 3° Lugar no 3° Concurso do 51° Festival Villa-Lobos, realizado no Rio de Janeiro. O UDI Cello Ensemble foi o único grupo brasileiro no Festival International de Musique Universitaire – FIMU em Belfort, França, em 2013.


Serviço:
2o Festival Internacional Compositores de Hoje
Local – Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241)
Preço: R$10,00
Censura: Livre
Horário:19h

18/11 – Mesa redonda “Os desafios e conquistas da Música de Hoje”
20/11 – Pedro Bittencourt - Lançamento do CD “Enlarge Your Sax”
   (Brasil/ Rio de Janeiro - saxofone e eletrônicos)
21/11 – Eva Ingolf (Islândia – violino solo)
22/11 – Mélomanie – Lançamento do CD “Excursions” (EUA – Flauta barroca,
               violino barroco, Cravo, viola da gamba e violoncelo barroco)
23/11 – UDI Cello Ensemble (Brasil/ Uberlândia – octeto de violoncelos)


Quinta-feira, 20 de novembro – 1o Concerto


PEDRO BITTENCOURT – “ENLARGE YOUR SAX”
Lançamento de CD/ CD Release

  • Plexus (2009) - Arturo Fuentes (México/Austria)
Tenor sax and electronics 
  • Modes of interference II (2006) - Agostino Di Scipio (Italy)
Audio feedback system with sax and live-electronics 
  • True Story (2009) - Phivos Angelos Kollias (Greece/France)
Tenor sax and electronics
  • Três peças do livro da escuridão (2007) - Paulo Ferreira Lopes (Portugal/Germany)
Baritone sax, tape and electronics
  • Medusa de lumbre (2006) - Juan Camilo Hernandez Sanchez (Colombia/France) 
Baritone sax and live electronics

Pedro Bittencourt, Saxofone/ Saxophone
Bryan Holmes, Difusão/ Difusion


Sexta-feira, 21 de novembro – 2o Concerto


EVA INGOLF, Violino/ Violin

  • Celebration - Joyce Hope Suskind  (USA)
  • Comment - Beth Anderson  (USA)
  • Frost vapors - Rain Worthington  (USA)
  • An Evening Indigo - Rain Worthington  (USA)
  • Grapes en Saturnalia - Adam Torkelson  (USA)
  • 3 songs of love - Douglas Da Silva  (USA)
  • Land of mystery and trolls - Timothy A Corpus  (USA)
  • Heyrdi i vindi - David Bohn  (USA)
  • Hratt - Nathan R.Johnson (USA)
  • Footfall and Echo - Kevin J.Kelly (Australia)
  • Lava flow - Eva Ingolf   (Iceland)
  • Percee II - Octavio Vazques  (Spain)
  • A10Thunderbolt - Jason Ulysses Dasilva (USA)
  • Pizzicarco - J.P.Redmond (USA)
  • Balance – (USA) Joseph Bohigian

Eva Ingolf interpretará obras selecionadas do documentário “My Dad’s Violin”, do projeto Fifteen-Minutes-of-Fame” do grupo de compositores Vox Novus e obras da New York Women Composers.


Sábado, 22 de novembro – 3o Concerto


MÉLOMANIE – “EXCURSIONS”
Lançamento de CD/ CD Release

  • Trois Rivières (2006) - Mark Hagerty (USA)
  • The Nobility of Women (2011) - Kile Smith (USA)
          Branle
                      Branle Reprise
  • Angico (2009) - Sergio Roberto de Oliveira (Brasil)
                   The Tree
                   The Construction
                   The Felling
                   The Party 

Intervalo
           
  • Pavane-Variations (2009) - Ingrid Arauco (USA)
  • Dumgoyne (2012) - Jennifer Margaret Barker (Scotland)
  • Excursions: Fantasie Mélomanie (2009) - Roberto Pace (EUA)

Kimberly Reighley, flautas baroque and modern flutes
Christof Richter, violinos baroque and modern violins
Donna Fournier, viola da gamba
Douglas McNames, violoncelos baroque and modern cellos
Tracy Richardson, cravo harpsichord

Intérpretes convidados
Laura Rónai, flauta barroca baroque flute (Trois Rivières)
Maria Carolina Cavalcanti, flauta flute (Excursions: Fantasie Mélomanie)


Domingo, 23 de novembro – 4o Concerto

UDI CELLO ENSEMBLE

  • Toru-Lobiana - Dimitri Cervo (Brasil)
  • Prece - Caio Senna
  • Três peças espanholas – Bryan Kelly (Inglaterra)
  • Tango  - Liduino Pitombeira (Brasil)
  • Aura - Alexandre Schubert (Brasil)
  • Froia Arme - Antonio Celso Ribeiro
  • Danças - Beetholven Cunha
,


Compositores:

Arturo Fuentes
México (Mexico) 
Áustria (Austria)
Agostino Di Scipio
Itália (Italy)
Itália (Italy)
Phivos Angelos Kollias
Grécia (Greece)
França (France)
Paulo Ferreira Lopes
Portugal (Portugal)
Alemanha (Germany)
 Juan Camilo Hernandez Sanchez
Colômbia (Colombia) 
França (France)
Rain Worthington
EUA (USA)
EUA (USA)
Beth Anderson
EUA (USA)
EUA (USA)
Joyce Hope Suskind
EUA (USA)
EUA (USA)
Octavio Vasquez
Espanha
EUA (USA)
Douglas Da Silva
EUA (USA)
EUA (USA)
David Bohn
EUA (USA)
EUA (USA)
Timothy A Corpus
EUA (USA)
EUA (USA)
Nathan R.Johnson
EUA (USA)
EUA (USA)
Kevin J.Kelly
Austrália (Australia)
EUA (USA)
Adam Torkelson
EUA (USA)
EUA (USA)
Eva Ingolf
Islândia (Iceland)
EUA (USA)
 Jason Ulysses Dasilva
EUA (USA)
EUA (USA)
J.P.Redmond
EUA (USA)
EUA (USA)
 Joseph Bohigian
EUA (USA)
EUA (USA)
Mark Hagerty
EUA (USA)
EUA (USA)
Kile Smith
EUA (USA)
EUA (USA)
Sergio Roberto de Oliveira
Brasil, Rio de Janeiro (Brazil, Rio de Janeiro)
Brasil, Rio de Janeiro (Brazil, Rio de Janeiro)
Ingrid Arauco
EUA (USA)
EUA (USA)
Jennifer Margaret Barker
Escócia (Scotland)
EUA (USA)
Roberto Pace
EUA (USA)
EUA (USA)
Liduíno Pitombeira
Brasil, Ceará (Brazil, Ceara)
Brasil, Rio de Janeiro (Brazil, Rio de Janeiro)
Dimitri Cervo
Brasil, Rio Grande do Sul (Brazil, Rio Grande do Sul) 
Brasil, Porto Alegre (Brazil, Rio Grande do Sul)
Alexandre Shubert
Brasil, Minas Gerais (Brazil, Minas Gerais)
Brasil, Rio de Janeiro (Brazil, Rio de Janeiro)
Beetholven Cunha
Brasil, Piauí (Brazil, Piaui)
Brasil, Piauí (Brazil, Piaui)
Antônio Celso Ribeiro
Brasil, Belo Horizonte (Brazil, Minas Gerais)
Brasil, Espírito Santo (Brazil, Espirito Santo)