FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Teatro, circo e dança no Circuito Unimed-BH

Exibindo A Flauta que você me faz (1).JPG


Apresentações de “Estima” e “A Flauta que você me faz” movimentam a Praça da Saúde neste sábado

As próximas atrações do Circuito Unimed-BH prometem encantar toda a família. Com a mistura de artes da dança, teatro e circo, os espetáculos “Estima”, da Cia. Movimento do Beco, e “A Flauta que você me faz”, da Cia. Faminta, trazem momentos de graça, emoção e reflexão sobre conflitos da sociedade atual. As apresentações ocorrem neste sábado (8), a partir das 16h, na Praça da Saúde, no Grajaú. O evento é gratuito e aberto ao público.

Estima
Em 2012, a Casa do Beco foi procurada por jovens dançarinos de danças urbanas que desejavam ampliar a pesquisa artística da instituição para além do teatro. Após muitas coreografias, conversas, pesquisas, treinamentos e planejamentos, a Cia. Movimento do Beco se oficializa com seu primeiro espetáculo: “Estima”. Transformar em dança as angústias pessoais, levantar discussões relevantes sobre problemas da sociedade atual e ocupar os espaços urbanos das cidades é a proposta de pesquisa desse novo núcleo artístico da Casa do Beco.

A peça mostra o encontro de quatro personagens emblemáticos: um garoto, uma mulher, um jovem e um homem. O espetáculo se constrói ainda com a participação de outros elementos, também emblemáticos: o transeunte, o público - os movimentos, as coreografias e sua própria estrutura. Cada apresentação se transforma a partir do nível de envolvimento que o espectador tem com as intervenções propostas pelos dançarinos. Apenas com os movimentos dos corpos, sem qualquer cenário, “Estima” é uma proposta de intervenção urbana na rotina do caos das ruas e praças por onde circular.

A Flauta que você me faz
A peça surgiu do encontro entre o Ateliê Titetê, com sua experiência da arte do palhaço, e a Cia. Faminta de Teatro, com sua vivência teatral. Os palhaços Titetê e Serpentina se desentendem inicialmente e se separam. Serpentina, que sonhava com a carreira solo, sai à procura de Titetê quando percebe a falta que ele lhe faz. Depois de muitos desencontros e momentos de solidão, para o encanto do público, o amor os une novamente ao final.

O trabalho dos artistas da Cia. Faminta e do Ateliê Tietê para a produção do espetáculo foi feito por meio do projeto Central de Produção Compartilha. Técnicas e intuições se fundem em um encontro que marca a dupla com essa iniciativa. Cada um traz em si suas experiências e compartilham, generosamente, princípios que mais acreditam no oficio artístico: a graça, a escuta refinada, o jogo, a generosidade, a transgressão simbólica, a criatividade e a liberdade dela decorrente.

Associação Cultural Casa do Beco
A Associação Cultural Casa do Beco é um espaço sociocultural sediado no Aglomerado Santa Lúcia. A associação surgiu em 2003, fruto do trabalho de formação e pesquisa teatral desenvolvido por moradores da comunidade. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social, utilizando como ferramentas atividades artísticas, especialmente o teatro. A Casa do Beco promove articulação entre artistas, companhias e grupos, oferecendo apoio para apresentações de seus espetáculos e shows em seu próprio espaço, nas ruas e praças da comunidade. A entidade conta, desde o ano passado, com o apoio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Rouanet.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.

Circuito Unimed-BH
Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura em praças. O Circuito Unimed-BH realizou 24 shows e espetáculos teatrais em 2013, reunindo 11,5 mil pessoas. A iniciativa também oferece aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada na Praça Floriano Peixoto, que mobilizaram 7 mil frequentadores no ano passado. Em 2014, além da programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa em Belo Horizonte – Praças da Saúde e Floriano Peixoto –, a Praça Milton Campos, em Betim, também recebe atrações.

Circuito Unimed-BH apresenta:
Espetáculos “Estima” – Cia. Movimento do Beco e “A Flauta que você me faz” – Cia. Faminta
Parceiro: Associação Cultural Casa do Beco
Local: Praça da Saúde (Avenida Silva Lobo com rua Viamão – Grajaú)
Data: 8 de novembro, sábado, às 16h
Classificação: livre