Atividade destinada ao público infantil será conduzida pelo educador social Rodrigo
Libânio no dia 8 de março, domingo, das 15h às 17h. As inscrições são gratuitas
Libânio no dia 8 de março, domingo, das 15h às 17h. As inscrições são gratuitas
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, é palco de oficinas mensais do Festival SACI, Sociabilização, Arte e Cultura na Infância. As atividades são realizadas aos domingos, das 15h às 17h. A próxima oficina, “A arte de brincar”, que promoverá diversas atividades lúdicas para crianças e seus pais, será ministrada por Rodrigo Libânio no dia 8 de março. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (31) 3227-7331.
A proposta da oficina é de promover brincadeiras e um momento lúdico entre pais e filhos a partir de cantigas de roda, brinquedos antigos e pequenas mágicas. Uma das principais atividades desenvolvidas por Rodrigo Libânio envolve o barbante, com o qual é possível criar mais de 3 mil figuras diferentes. Segundo Rodrigo, o barbante foi apresentado por seu pai ainda na infância e, em 1988, pôde aprimorar suas técnicas a partir da experiência com grupos indígenas na Amazônia. “O barbante é bem interessante para a autoestima das crianças, que aprendem a fazer figuras e mostram seu aprendizado para pais e amigos”, conta.
No final, os participantes terão a chance de construir seu próprio taumatrópio (ou giroleta), um brinquedo que foi muito popular durante a Era Vitoriana e testa os princípios da persistência da visão na formação de imagens a partir de objetos em movimento. Rodrigo Libânio é educador social, promove oficinas de atividades lúdicas com crianças e adultos e mantém o projeto Voluntários Brincantes, que contempla a formação de jovens de pequenas cidades com as técnicas do barbante, que por sua vez repassam o aprendizado a alunos de escolas do município.
Festival SACI
O SACI integra diferentes linguagens em um mesmo evento, com foco artístico-cultural destinado exclusivamente à infância. O Festival tem a força da imagem do Saci como um grande símbolo de resistência da infância brasileira. Inserido por Monteiro Lobato no Sítio do Picapau Amarelo em 1922, o Saci é um dos principais personagens das histórias e da memória brasileira. Muito de bem com vida, carrega o índio, o negro e, no seu gorro, o europeu. A programação completa do evento pode ser consultada em www.festivalsaci.com.br.
O Festival SACI é realizado numa parceria entre a Joaquina Cultura, o Mercado Moderno e a Malab Produções. Conta com patrocínio da Gerdau e da Oi e apoio do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Oi Futuro e Bebê Básico. O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
SERVIÇO
Festival SACI - Oficina “A arte de brincar”, com Rodrigo Libânio
- Data: 8 de março de 2015, domingo
- Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
- Classificação etária para as crianças: 6 a 12 anos
- Horário: 15h às 17h
- Inscrições: gratuitas, pelo telefone (31) 3227-7331
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisore foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.
Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca