FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 17 de março de 2015

PALESTRA DE ESPECIALISTA NO MM GERDAU ABORDA A CRISE HÍDRICA NO BRASIL

Exibindo Fachada - por Jomar Bragança.jpg
 
O advogado ambientalista Alexandre Magrineli é o convidado da atração ‘Língua Afiada’ e discutirá
a escassez de água e as possíveis soluções. Quinta-feira, 19 de março, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... e o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março, o MM Gerdau -Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 19 de março de 2015, às 19h30, a primeira edição do ano do Língua Afiada. O evento terá a participação do especialista em direito ambiental Alexandre Magrineli, que ministrará a palestra “Crise da água: passado, presente e possibilidades futuras”. A entrada é franca.

O objetivo da palestra é fornecer ao público mais informações sobre a água e a crise hídrica pela qual passa o país. “Muito tem se falado sobre seca, responsabilidade, início e fim da escassez, mas muitas vezes isso fica na superficialidade do momento. Como chegamos ao risco de falta de água?  É ou não uma situação recente? Só o Brasil enfrenta esta crise ou o problema é maior? E, principalmente: existe solução para a escassez hídrica? Vamos, juntos, responder a essas e outras perguntas”, explica Magrineli. A palestra discutirá também a importância e o risco da água no mundo, bem como sua estreita ligação com a energia e a produção de alimentos.

Alexandre Magrineli é editor do blog Aldeia Comum (www.aldeiacomum.com). Graduado em Direito pela UFMG e especialista em Direito Ambiental pela PUC Minas, trabalha há mais de dez anos em instituições do Governo de Minas ligadas à área. É assessor da presidência do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEx), centro do Programa Hidrológico Internacional criado pelo Estado de Minas Gerais e sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco). Com atuação acadêmica em pesquisas sobre governança e direito das águas, é professor do Centro Universitário Izabela Hendrix e em cursos de pós-graduação.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

Ações especiais
Para celebrar o Dia Mundial da Água, o setor Educativo do MM Gerdau preparou visitas com novos roteiros e dinâmicas com o público. Os grupos devem agendar a visita pelo e-maileducativomm@mmgerdau.org.br ou pelo telefone (31) 3516-7200. O objetivo é abordar temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. A cena Da Terra ao Museu – em que um professor de mineralogia admirador da obra de Júlio Verne esclarece dúvidas de três jovens, influenciadas pelo livro “Viagem ao Centro da Terra” –, do projeto teatral Encenações, também integra a programação e será apresentada na atração Matéria-prima nos dias 19 e 26 de março, às 18h.


SERVIÇO

Língua Afiada – Crise da água: passado, presente e possibilidades futuras”, com Alexandre Magrineli
  • Data: 19 de março de 2015, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca