FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Nova publicação retrata panorama da APS na América do Sul

Trazendo um panorama inédito sobre a organização da Atenção Primária em Saúde na América do Sul, e identificando experiências de sucesso, desafios e tendências em sua implantação, o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul) acaba de lançar o livro Atenção Primária de Saúde na América do Sul, que está disponível, em acesso aberto, em inglês e espanhol. A organização da publicação é da pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Ligia Giovanella. A iniciativa do livro não se restringe à produção de conhecimento; busca também estimular a formulação de estratégias nos níveis local, nacional e regional, reconhecendo a APS como eixo fundamental para a concretização dos sistemas universais de saúde na região sul-americana.
 
A pesquisa sobre os diversos modelos de APS vigentes nos 12 países integrantes da América do Sul revelou dados a respeito da prestação, organização e coordenação dos cuidados, a força de trabalho, o financiamento, a gestão e a participação social, passando por questões como intersetorialidade e interculturalidade, apresentando tendências, desafios e também experiências de sucesso.
 
O livro foi dividido em seis capítulos. O primeiro apresenta um panorama crítico da atenção primária nos países da Unasul através de uma análise transversal que destaca problemas compartilhados pelos países e sugere caminhos para solucioná-los. Os cinco capítulos seguintes foram elaborados pelos consultores contratados pelo Isags para o projeto de mapeamento e reúnem convergências de tendências entre os países. Foram agrupadas em um capítulo, por exemplo, as experiências em APS de países com sistemas baseados no seguro de saúde e, em outro, as nações com propostas similares de busca pela atenção integral. Igualmente, foram considerados critérios como a proximidade geográfica (que facilitou o trabalho de campo) e a história compartilhada.
 
O Isags espera que esta publicação sirva para proporcionar aos governos informação que permita identificar políticas estratégicas de atuação regional ou local, facilitando a tomada de decisões e fortalecendo a Unasul como um todo. O Instituto, que faz parte da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), tem a função de realizar pesquisas sobre políticas de saúde e sistematizar, organizar e difundir informação técnico-científica da área que apoie a tomada de decisões e fortaleça os processos de liderança em saúde na América do Sul. 
 
Este é o terceiro livro publicado por eles e todos estão disponíveis para download. O primeiro foi publicado em 2012 e também contou com a participação de Lígia Giovanella: Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade; já o segundo, lançado em 2013, traz como tema a Vigilância em Saúde na América do Sul: epidemiológica, sanitária e ambiental