FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 30 de maio de 2015

Seminário “Brasil, brasis” da ABL debateu “O Estado Islâmico e a ruptura do multiculturalismo”



A Academia Brasileira de Letras realizou, no dia 28 de maio, às 17h30min, a segunda edição deste ano do Seminário “Brasil, brasis”, com o tema “O Estado Islâmico e a ruptura do multiculturalismo”.
Os palestrantes foram os Acadêmicos Candido Mendes de Almeida e Sergio Paulo Rouanet e a Professora Arlene Clemesha.
O evento foi realizado no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada Franca.
Teve transmissão direta pelo portal da ABL.
O Seminário “Brasil, brasis” conta com o patrocínio do Bradesco.
foram fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

Saiba Mais:
Os conferêncistas
Candido Mendes de Almeida
Bacharel em Direito e Filosofia pela PUC-RJ e doutor em Direito pela Universidade do Brasil. Foi Chefe de Assessoria Técnica do Presidente Jânio Quadros e Secretário Geral da Comissão de Justiça e Paz. Membro da Academia Brasileira de Letras , foi professor da PUC-RJ, da Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, da Faculdade de Direito Candido Mendes e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) do qual é diretor. Desde 1997, é reitor da Universidade Candido Mendes.
Pertence ao IHGB, à Academia de Latinidade, ao Instituto do Pluralismo Cultural, à Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior, à Académie des Sciences d`Outremer, à Academia Brasileira de Economia.
Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República - desde 2008 e Embaixador da Aliança das Civilizações - ONU - desde 2009.
Destaques na extensa bibliografia:
- Perspectiva atual da América Latina
- Después del populismo: Impugnación social y desarrollo en America Latina
- Beyond populism
- A democracia desperdiçada. Poder e imaginário social
- Notas para a História pátria
- O país da paciência, trégua e alternativa

Sergio Paulo Rouanet
Nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934. Formou-se em direito pela PUC do Rio.
Fez cursos de pós-graduação em economia (George Washington University) ciência política (Georgetown University) e filosofia (New School for Social Research). Doutorou-se em ciência política pela USP.
Diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco. Entre outros postos, foi Cônsul-Geral em Zurique e em Berlim, e Embaixador em Copenhague e Praga. Quando Secretário Nacional de Cultura, elaborou o projeto da lei de incentivo à cultura que leva seu nome.
Professor na Universidade de Brasília. Ministrou curso em 2004 na Universidade de Oxford. Autor de vários livros, entre os quais se destacam “Imaginário e dominação”; “Édipo e o anjo - itinerários freudianos em Walter Benjamin”; “A razão cativa”; “Teoria crítica e psicanálise”; “As razões do Iluminismo”; “O espectador noturno”; e “Mal-Estar na Modernidade”.
Em 2003, lançou “Os dez amigos de Freud” (2 volumes); “Interrogações”; e “Idéias”. Em 2007, publicou “Riso e melancolia.” Atualmente está coordenando a publicação da correspondência completa, ativa e passiva, de Machado de Assis.
Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filosofia, do Instituto Histórico e Geográfico e do Pen Clube.

Arlene Clemesha
Professora de História Árabe na Universidade de São Paulo, onde também coordena o Centro de Estudos Árabes. É autora de livros como Palestine 48-08 (Teerã, Defc), Marxismo e Judaísmo (Boitempo), entre outros, e vários artigos relacionados à história e historiografia árabe contemporânea. É também tradutora de Edward Said (Freud e os Não-Europeus, Boitempo) e tem atuado como comentarista convidada do Jornal da Cultura, em São Paulo.