FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de maio de 2015

XIII Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais – “Centenário da Liga de Sports da Marinha”



        A Marinha do Brasil realiza no sábado, dia 30 de maio, a partir de 8h, na Enseada de Botafogo, a XIII Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais – “Centenário da Liga de Sports da Marinha”. A competição faz parte do já tradicional “Circuito Poder Marítimo”, que em 2015 completa sua 15ª edição. Este ano, a Regata comemorará três grandes eventos: O 207º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, o Centenário da Liga de Sports da Marinha e os 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro.
                Para homenagear esta importante data para a “Cidade Maravilhosa”, o local escolhido para a realização da regata foi a Enseada de Botafogo, onde todos  que comparecerem poderão compartilhar das belezas de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. 
                A centenária Liga de Sports da Marinha foi criada em 25 de novembro de 1915, representando as origens do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e, por que não dizer, também do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que atualmente possui mais de 200 atletas de alto rendimento. O Remo em Escaler é um dos esportes mais antigos praticados no Brasil e que pouco mudou desde então. Por isso, nada mais justo do que homenagear o Centenário da Liga dos Sports da Marinha com uma regata. Para permitir recordar alguns aspectos daquela época, o evento contará com a participação de um escaler nos moldes do antigos usados na época da criação da Liga, junto com uma tripulação vestida à caráter. 
                O Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, que completou 207 anos em março, também será comemorado no dia da regata. Hoje o Corpo de Fuzileiros Navais é constituído de 20.700 militares, sendo empregado com excelência na projeção do Poder Naval sobre a terra. Como homenagem ao aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, estarão presentes no local do eventos equipamentos e armamento utilizados pelos Fuzileiros Navais, com destaque para os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e outros blindados. Haverá ainda outras atrações para o público, como exposições do acervo do Museu do Corpo de Fuzileiros Navais.
                Serão disputadas 9 provas de diferentes modalidades, entre elas o tradicional “Remo em Escaler”, “Canoe” e “Remo de Combate”, com a seguinte programação:  
 
08h – Cerimônia de Abertura
8h30 – 1a Prova: Escaler “Feminino” - 500m
8h45 – 2a Prova: Canoe Masculino – 250m
09h – 3a Prova: Escaler “Aspirante” - 500m
9h15 – 4a Prova: Canoe Feminino – 250m
9h30 – 5a Prova: Escaler “Sub 24” - 500m 
10h – 6a Prova: Escaler “Misto” - 500m
10h30 – 7a Prova: Escaler “Veterano” - 500m
10h45 – 8a Prova: Remo de Combate – 250m
11h – 9a Prova: Escaler “Sênior” - 500m

                Venha e traga a sua família para assistir as competições, conhecer os equipamentos dos Fuzileiros Navais e reviver momentos históricos do esporte, em um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro.
                A entrada é gratuita.