FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de maio de 2015

ARTEDUCADORES DO TIM ARTEDUCAÇÃO PARTICIPAM DE WORKSHOP SOBRE CENOGRAFIA DIGITAL EM BELO HORIZONTE

Exibindo Foto_TIM ArtEducAção_ 2.jpg



Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses são alguns dos objetivos do Workshop de Arte Digital do TIM ArtEducAção, com traz como tema a Cenografia Digital. O encontro será realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Belo Horizonte e será voltado para os arteducadores que participam do programa nas cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, LavrasMontes Claros, Poços de Caldas, Ponte NovaUberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Desde que foi incluída na grade de oficinas do programa TIM ArtEducAção, a oficina de arte digital tem proporcionado às crianças e adolescentes a oportunidade de enxergarem e documentarem as mais diversas manifestações culturais por meio das novas tecnologias, contribuindo para o enriquecendo do aprendizado. “A oficina ArtEducAção Digital mostra que a tecnologia também pode ampliar o olhar e criar reflexões sobre a arte. O jovem gosta da linguagem tecnológica e é extremamente importante a constante reciclagem dos nossos arteducadores para que a oficina promova uma interação entre essa linguagem com outras modalidades artísticas”, afirma Marcelo Andrade, idealizador e coordenador do TIM ArtEducAção.

Com o tema Cenografia Digital, o encontro será realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Belo Horizonte, e abordará as orientações técnicas e estéticas para a finalização dos materiais audiovisuais produzidos para a mostra artística de cada cidade. Durante o primeiro workshop, realizado nos dias 9 e 10 de maio, os arteducadores participaram do coaching criativo com o intuito de orientar a concepção criativa das intervenções das oficinas de arte digital nas mostras artísticas. Ao final do encontro, cada educador elaborou a projética da cenografia digital da mostra artística de sua cidade.

Segundo a coordenadora executiva  do programa TIM ArtEducAção em Minas Gerais e coordenadora do Workshop, Virgínia Bittencourt Moura,  o primeiro encontro proporcionou aos arteducadores a oportunidade de trocar experiências e informações para a composição da cenografia digital nos espetáculos. “Pela primeira vez, todas as cidades utilizaram a cenografia digital durante as apresentações das Mostras Artística, o que representa um avanço para a construção dos espetáculos, pois a arte digital possui uma linguagem que compõe e contribui para potencialização dos trabalhos e eleva a qualidade das apresentações. Para nós, é um verdadeiro divisor de águas para o TIM ArtEducAção, afinal são 5 anos de muito sucesso e reconhecimento. As cidades poderão abusar ainda mais da criatividade na construção dos espetáculos, que serão belíssimos e inesquecíveis”.

A reciclagem dos arteducadores é uma ação contínua do programa que estabelece uma agenda de encontros no decorrer do ano. “O objetivo do workshop é orientar a integração da arte digital nas mostras artísticas de cada cidade, as quais acontecerão a partir de junho. Por isso, a participação de cada cidade é muito importante, pois irá contribuir diretamente para o sucesso das mostras, além favorecer a troca de experiências entre os arteducadores ”, diz a coordenadora da oficina de arte digital e do curso de Pós-Gradução Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC Minas, Renata Alencar.

TIM ArtEducAção
Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVICO
Workshop de Cenografia Digital TIM ArtEducAção
Data: 30 e 31 de maio
Local: Hotel Sion Belo Horizonte (Av. Uruguai, 1010, Sion, Belo Horizonte)
Público: Todos os arteducadores da oficina de arte digital do Programa TIM ArtEducAção.