FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de maio de 2015

Arte Postal e pré-estreia de série sobre arte contemporânea


Arte Postal e pré-estreia de série sobre arte contemporânea
O Centro Cultural Correios recebe mostra sobre ARTE CORREIO, bate-papo com artistas e
pré-estreia da série Brasil Visual nesta quarta (27/5)

“Sua Caixa Postal é minha galeria, dizia o artista alemão Robert Rehfeldt sobre a Arte Postal. A frase atesta a democracia de uma forma de arte que se apropria de meios de intercâmbio comuns a qualquer um: a correspondência. Desbravando o movimento, nesta quarta (27/5), o Centro Cultural Correios apresenta a Mostra ARTE CORREIO. Às 19h, acontece a pré-estreia da série BRASIL VISUAL, que vai ao ar pela TV Brasil neste ano. Após a exibição do primeiro episódio, os artistas Paulo Bruscky, Falves Silva, Sanzia Pinheiro e Cabelo batem papo com o público.

ARTE CORREIO surgiu na década de 60, com cartas trocadas entre artistas plásticos no mundo todo. No Brasil, chegou em um momento de censura, quando muitos artistas acabam aderindo a ela como forma de burlar o sistema e formular redes políticas, sem deixar de lado, claro, o carinho singular existente entre amigos que costumam trocar cartas. Na América Latina, como um todo, suasprimeiras manifestações aconteceram nos anos 60 e 70.

Mostra ARTE CORREIO é realizada por Rosa Melo Produções Artísticas e Centro Cultural Correios e tem patrocínio dos Correios, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.

Mais sobre a ARTE CORREIO

Na década de 60, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal (mail art), no Brasil, mais conhecida como ARTE CORREIO.  Consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Surgiu como alternativa aos meios convencionais das exposições de arte. Para os artistas desse movimento, a internet foi uma consequência lógica. Gradativamente, novas tecnologias foram adotadas, como aerogramas (pré-selados), telegramas, telex, fax, até chegar aos e-mails.

Sobre a série BRASIL VISUAL

Série de documentários inéditos sobre o universo das artes visuais brasileiras, idealizada pela produtora e diretora Rosa Melo e desenvolvida em parceria com a HyBrazil Filmes, com a coprodução da AC Produções Ltda. e da EBC/TV BRASIL. É apresentada pelo artista performático e multimídia Rodrigo Saad, conhecido como Cabelo. São oito episódios de 26 minutos cada um, nos quais o universo da arte contemporânea no país é apresentado, sendo o primeiro sobre 

ARTE CORREIO. O projeto foi incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco através do Edital Audiovisual do Funcultura, pelo 5º Edital de Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco e pelo 9º Edital Rede nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Mostra ARTE CORREIO

Quando: 27/5 (quarta-feira), às 19h
(bate-papo com as artistas Paulo Bruscky, Falves Silva, Sanzia Pinheiro e Cabelo)
Endereço: Centro Cultural Correios (Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP)
Informações: (11) 3227-946