O Grupo de Condução da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) realizou, na semana passada, sua segunda reunião em 2016. O encontro ocorreu na ENSP, que, atualmente, sedia a Secretaria Técnica Executiva da Rede. Essas reuniões são fundamentais para que se decidam os caminhos da RedEscola. Composto de 10 membros eleitos em plenária e representando todas as regiões do país, o Grupo tem, entre outras, a função de exercer coletivamente a coordenação da Rede.
Um dos principais pontos discutidos foi a elaboração de um novo formato para os Encontros Nacionais da RedEscola. Para os membros do Grupo, o crescimento da Rede - tanto em número de instituições participantes como em termos de experiência e maturidade alcançadas - tem gerado, naturalmente, necessidade de que os Encontros deixem de ser espaços voltados para diálogos internos e se tornem ambientes mais inclusivos e dinâmicos. Primeira decisão nesse sentido foi realizar, já no próximo Encontro, previsto para novembro deste ano, ao menos três oficinas relacionadas a temas que têm se mostrado importantes para a RedEscola: trabalho em rede, tecnologias e Educação Permanente em Saúde. Essa discussão vai ser aprofundada na próxima reunião do Grupo, já agendado para setembro.
Também teve destaque a discussão sobre a conjuntura política atual e sobre as maneiras de fortalecer a RedEscola nesse contexto. Uma demanda antiga que está sendo atendida no momento é a construção de um Plano de Comunicação que melhore o relacionamento dos atores em três dimensões: entre as Escolas participantes; entre a Secretaria Técnica Executiva e as Escolas; e entre a Rede e suas instituições parceiras.
A reunião teve, ainda, um debate sobre plataformas de aprendizagem virtual e discussões acerca de alguns projetos em andamento. Estiveram presentes: Célia Borges (Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco), Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília - DF), Ilma Pastana (UEPA - PA), Juliana Bruno (Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - TO), Marcele Paim (Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia - BA), Márcia Valéria Santana (Escola Tocantinense do SUS - TO), Marcio Almeida (Escola de Saúde Pública do Paraná - PR), Paulo Capel Narvai (USP - SP) e Tatiana Wargas (ENSP/Fiocruz), além da coordenadora da Secretaria Técnica Executiva, Rosa Souza, e demais membros da Secretaria.