O 67º Congresso Nacional de Botânica acontece de 25 a 30 de setembro de 2016 em Vitória, com o tema "Conectando diversidades, revelando o desconhecido". O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) estará presente com seus pesquisadores e alunos coordenando e participando em simpósios, mesas-redondas, palestra magistral, minicurso, além de 61 e-pôsteres, e com seus projetos abordados também em apresentações feitas por parceiros.
Um dos principais momentos do Congresso, e que tem estreita relação com o JBRJ, é a palestra de Braulio Ferreira de Souza Dias, secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB/ONU). Ele abre o evento com o tema "O Brasil no contexto mundial de disseminação do conhecimento de biodiversidade vegetal", na segunda-feira, dia 26, às 11h. Ainda no dia 26, o simpósio sobre "Afloramentos rochosos brasileiros no contexto global" será coordenado pela doutoranda da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) Luana Paula Mauad.
Já o Programa Reflora, coordenado pelo JBRJ, em parceria com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr, promove uma série de atividades no Congresso. O destaque é a terça-feira, dia 27, quando acontece o simpósio SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira, das 8h30 ás 18h, com coordenação da pesquisadora Rafaela Forzza.
A palestra magistral da quinta-feira, dia 29, será ministrada pela diretora de Pesquisa Científica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Daniela Zappi, às 14h. Ela falará sobre o estudo dos cactos do Brasil, focalizando características principais, distribuição e grupos de Cactaceae, sua história evolutiva, taxonomia e situação de conservação.