RioMarket reunirá importantes nomes da indústria audiovisual de 5 a 12 de outubro
Área do Festival do Rio voltada ao mercado discutirá temas ligados a TV, cinema, internet, publicidade e moda
Entre os dias 5 e 12 de outubro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ vai receber, pelo segundo ano consecutivo, a programação do RioMarket 2016. Área de mercado do Festival do Rio, o evento contará com seminários, palestras, workshops e rodadas de negócios. Grandes nomes da indústria nacional e internacional confirmaram participação nas mais de 50 mesas de debates e 20 workshops e master classes. As inscrições podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.
O RioMarket tem o compromisso de desenvolver a indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas no ramo. A ideia é proporcionar oportunidades de negócios e capacitação de profissionais do mercado. Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional debaterão diferentes temas: legislação do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento e pirataria, entre outros.
Além da intensa programação de workshops e seminários, o RioMarket contará com encontros que permitem a integração entre profissionais do setor: As One to One Meetings ou Rodadas de Negócios são reuniões pré-agendadas em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução de cinema, TV e VOD para profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket. É uma oportunidade de aproximar os produtores dos profissionais, intensificando o networking e a troca de informações.
Primeiros dias são dedicados à televisão
O RioMarket TV ocupa a programação do RioMarket nos dias 5, 6 e 7. Assuntos como coproduções, oportunidades em mercados estrangeiros, Spin Offs e produção para internet serão abordados.
Logo no primeiro dia o evento receberá o produtor, roteirista e diretor britânico Allan Cubitt, que explicará o processo de criação e contará histórias interessantes sobre a produção de suas séries, incluindo o sucesso “The Fall”. Em seguida, serão discutidos o mercado na América Latina e as oportunidades para o Brasil. Representantes de canais, como Televisa (México), Telefe (Argentina) e Caracol TV (Colômbia), vão falar sobre seus modelos de negócio, produções originais e oportunidades de coprodução com outros países latinos.
Ainda no dia 5, haverá a master class de roteiro com Patrick Hegarty, vencedor de diversos prêmios e que vendeu e desenvolveu projetos com a Fox Internacional, Scott Free Productions, Bad Robot e Plan B. Youtubers e snapchaterscomo Thaynara O.G, Luisa Clasen (Lully de Verdade) e Mederi (Galo Frito), entre outros, também estão confirmados para esse dia.
Outro destaque do primeiro dia é a presença de Marissa Leotaud, gerente de avaliação e aquisições do canal Starz. Ela vai falar sobre o processo de aquisição de conteúdos pela empresa, o comportamento do mercado americano, os interesses da Starz na América Latina e quais formas de entretenimento vêm se estabelecendo na tv. Completando a programação do dia, GloboNews reúne duas profissionais do canal, Anna Bernardoni e Caroline Leite, para conversar com o público sobre novas formas de se comunicar, tendo como gancho o aplicativo ‘Na Rua GloboNews’.
Já no segundo dia o evento receberá Brendan Countee, head de comédia do Hulu, para falar sobre séries de comédia. Hoje a plataforma reúne aclamadas séries do gênero, como “Community”, “Up to speed” e “The Mindy Project”. Em outra mesa, representantes de diversos canais vão discutir as demandas nos segmentos de ficção, variedades, documentários e esportes. A master class ficará por conta do roteirista Jeremy Evans, enquanto a sala reservada aos encontros com youtubers receberá Sensacionalista, Marcela Lahaud (Embarque Imediato), Carlos Santana e Felipe Neto, entre outros.
O último dia dedicado à TV discutirá o futuro das janelas de exibição. Mauro Alencar, do Arte & Consumo, abordará o tema “Gastronomia, literatura e telenovela: uma receita de sucesso”. Fabio Lima, do Sofá Digital, vai traçar um panorama do mercado latino-americano. Também haverá discussão sobre o VOD. Entre os youtubers esperados no dia estão Beto Padreca e Teco Rodrigues, do canal Miolos Fritos.
A TV Globo repete o sucesso do ano passado com seu Sunset TV Globo, que reunirá no evento alguns de seus talentos para analisar casos de sucesso recentes da emissora.
Fim de semana de programação gratuita
A GloboNews também reafirma sua parceria com o RioMarket em 2016, levando para o evento dois painéis com entrada gratuita no dia 8. Às 15h, “Somos todos os gêneros” propõe uma conversa sobre a diversidade de identidades e gêneros, com a psicanalista Regina Navarro Lins, a advogada transgênero Giowana Cambrone, a estudante de Direito e vítima de homofobia Andrea Baliera e Mariluce Mariá, da Favela Art do Alemão, com a mediação da apresentadora Leilane Neubarth. Completando a programação do canal, às 17h o correspondente Jorge Pontual e a supervisora da GloboNews Renée Castelo Branco participam da “Onda conservadora”, um painel que vai debater as consequências e as tensões entre povos e países provocadas pelo terrorismo, num momento de grande extremismo mundial.
No mesmo dia haverá, ainda, o workshop com Ana Maria Moretzsohn, que lembrará personagens inesquecíveis, e o painel “Comunnication in film: Attracting viewers”, com Nicolás Silbert e Maximiliano Saad, da Boogieman Media. Eduardo Milewicz estará à frente de uma master class preparação de elenco.
No dia seguinte haverá workshop de Film Commissions, mesa-redonda de políticas públicas, além de discussões englobando turismo cinematográfico e outros assuntos ligados ao setor audiovisual.
RioMarket Film discute o mercado do cinema nos dias 10 e 11
Steven Wolfe, produtor de “500 dias com ela”, estará no evento, dia 10, para apresentar o case do filme. Vai dar dicas sobre como, apesar das limitações orçamentárias, produzir um longa-metragem de grande impacto. No mesmo dia, Hsu Chien dará um workshop gratuito de assistência de direção. Outros painéis serão Collection Managment Services e “Tramas digitais: Desafios das narrativas interativas”.
A programação do segundo e último dia de RioMarket Film discutirá financiamentos e incentivos à produção, a fragmentação da programação nas salas de cinema e a importância das mídias digitais para o lançamento de um filme. Haverá, ainda, uma mesa sobre a percepção do mercado audiovisual, com uma análise macroeconômica dos dados oficiais. Estarão presentes representantes de grandes instituições. Haverá também workshop sobre distribuição digital de produção independente, com Diliana Alexander e Travolta Cooper.
Promovido pela Rio Film Commission e a RioFilme, o talk-show Como fazer negócios no setor audiovisual também será no dia 11 e terá como objetivo orientar os profissionais de fora da cidade e do país a realizarem suas produções audiovisuais no Rio de Janeiro.
RioMarket Fashion & Film
Grande novidade desta edição do evento, o RioMarket Fashion & Film terá programação gratuita e acontecerá no dia 12 de outubro. A produção audiovisual como influenciadora de estilo e comportamento e o audiovisual como novo instrumento da moda para divulgação de marcas serão alguns dos temas discutidos. Haverá também debates comyoutubers de moda.
Mercado publicitário em pauta
Lançado em 2015, o RioMarket Advertising está de volta à programação do encontro. Dedicado a discutir assuntos referentes à publicidade, o segmento vai falar sobre branding e tendências de mercado.
No painel Branding e Cross-Media, William Nix e Nancy Cushing-Jones vão explicar o desenvolvimento de um plano de fortalecimento de marca, licenciamento de produtos e criação de estrutura corporativa e financeira em todas as mídias. William é presidente da Creative Projects Group, produtor e banqueiro investidor, com grande experiência em formação de empresas, operações e negócios dos ramos de entretenimento, mídia, esporte e propriedade intelectual. Nancy é especialista em negociações de direitos de propriedades intelectuais.
O diretor e roteirista Armando Bó, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro por “Birdman”, em 2015, vai dividir a mesa com João Daniel, da Mixer, para falar sobre a transição de publicitários para o cinema.
RioMarket Jovem oferece capacitação a adolescentes interessados no mercado audiovisual
Pelo quarto ano consecutivo, o RioMarket aposta na capacitação do público jovem. O RioMarket Jovem promove uma imersão na indústria audiovisual durante todo o evento de jovens pré-selecionados, com o objetivo de fortalecer a inclusão no setor. A programação extra, que conta com atividades voltadas para esse projeto, mas também abertas ao público, é composta por workshops e seminários e acontecerá entre os dias 5 e 12 de outubro.
SERVIÇO:
RioMarket 2016
De 5 a 12 de outubro de 2016
Horário: 9h às 19h
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo - RJ
Inscrições e informações: http://www.riomarket.com.br/