FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Festival Fartura BH 2016


Senac apresenta projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” pela primeira vez em Belo Horizonte, durante o Festival Fartura BH 2016

Público também poderá aprender receitas na prática em dois espaços do Senac durante o evento

O Senac participa, nos dias 24 e 25/09, sábado e domingo, da terceira edição do Festival Fartura BH 2016, que reunirá, em Belo Horizonte, o melhor da gastronomia de norte a sul do País, na Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade. Apoiador educacional do Festival, o Senac apresenta o projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” e a Cápsula dos Sentidos, atividades que serão abertas ao público e gratuitas, assim como oficinas interativas que ocorrem durante toda a programação.

O projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade de extensão, com a participação dos alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, que realizaram pesquisas nas regiões das Serras da Piedade até o Caraça. Diversos produtos foram identificados, dentre eles o arroz vermelho agulhinha; farinha de batata doce; farinha de inhame; 65 tipos de verduras e temperos antigos; 18 tipos de frutas da Mata Atlântica; fermentados, vinhos e queijos especiais. 

“Estamos resgatando a história da gastronomia mineira, que tem origens variadas. Com este projeto, além da preservação histórica, podemos contribuir para um desenvolvimento sustentável das comunidades que participaram da pesquisa. Muitas já cultivam e comercializam seus produtos nas feiras de suas cidades”, afirma a coordenadora geral do projeto e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa. Ela apresentará o projeto ao público no Espaço Aulas Senac no domingo, 25/09, das 17h45 às 19h, e a expectativa é grande, pois o lançamento do projeto, feito no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, foi concorrido e a reação do público foi muito positiva.

Durante o Festival Fartura BH 2016, será montada pelo Senac a Cápsula dos Sentidos, espaço que promete explorar os cinco sentidos dos participantes (tato, olfato, audição, paladar e visão), a partir de experiências com os produtos encontrados nos Primórdios da Cozinha Mineira. Os visitantes serão auxiliados por alunos do Senac nesta viagem sensorial.  Confira no link como funciona a Cápsula:

Programação educacional e gastronômica

O Senac atuará em toda a programação educacionalque é gratuita e ocorre nos espaços “Aulas Senac”, “Degustação Senac” e “Cozinha ao Vivo”. A programação do Espaço Aulas Senac contará com temas que vão da cozinha mineira de vanguarda (Gabriel Trillo), corte e técnicas de preparação de peixe (Ivo Faria), o uso do azeite (Carlos Bertolazzi) até a possibilidade de negócio na gastronomia (Fred Calijorne, professor do Senac).

No Espaço Degustação Senac, com capacidade para 40 pessoas, serão ensinadas receitas que mesclam a cozinha mineira com a italiana (João Victor Bertolotti) e a do sonho mineiro (Patrícia Amante), além de outras delícias, com duração de cerca de 01h cada oficina. As inscrições serão realizadas nos locais e os cursos são gratuitos. E para quem quer apenas acompanhar os chefs preparando os pratos, a opção é ficar no Espaço Cozinha ao Vivo. Na estrutura, serão preparados sanduíches no pão de ora pro nóbis (Renato Lobato), moqueca terrestre (Luciano Avellar) e o prato tailandês Pad Khing khai (Beto Haddad).
Em todos os espaços, alunos e instrutores do Senac estarão presente para auxiliar os chefs convidados.

Cartões postais e selfies      

descubraminas.com, portal mantido pelo Senac e especializado em cultura e turismo mineiro, promoverá duas ações durante o Festival. O público poderá tirar selfies em um estande que reproduz as tradicionais cozinhas mineiras ou escolher cartões-postais de Minas e mandá-los gratuitamente para qualquer parte do mundo.

PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL CONDUZIDA PELOS PROFISSIONAIS DO SENAC

ESPAÇO COZINHA AO VIVO

24/09 – Sábado
13h30: Sanduíche cansanção no pão de Ora Pro Nóbis com guisado de costelinha e BBQ de goiabada, com Renato Lobato (professor graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

25/09 – Domingo
13h: Moqueca Terrestre – A base para a diversidade, com Luciano Avellar (Chef Executivo do Senac em Minas)
17h: Pad Khing khai, com Beto Haddad (professor graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

ESPAÇO AULAS SENAC

24/09 – Sábado
17h45 às 19h: Possibilidade de negócio na gastronomia, com Fred Calijorne (professor graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

25/09 – Domingo
17h45 - 19h: Primórdios da Cozinha Mineira com Vani Pedrosa (especialista em Gastronomia do Senac em Minas)

ESPAÇO DEGUSTAÇÃO SENAC

24/09 – Sábado
19h - 20h: Sonho de Mineirinho com Patricia Amante (instrutora do Senac)

25/09 – Domingo
17h30 ÀS 18h30: Mineiridade na Cozinha Italiana com João Victor Bertolotti (professor graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)