FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de março de 2018

Mostra inédita do artista Cabelo abre no Rio na terça 20

Com curadoria de Lisette Lagnado, mostra estreia na terça (20/3) no Espaço Cultural BNDES e explora elementos extraídos das culturas pop e afro-ameríndia

Nesta terça (20/3), o Espaço Cultural BNDES e Rosa Melo Produções Artísticas abrem ao público, no Rio de Janeiro, a nova exposição do artista visual, poeta e músico Cabelo, Luz com Trevas. A inauguração acontece a partir das 18h. A mostra reúne um conjunto significativo de trabalhos, com curadoria da crítica de arte Lisette Lagnado. Além da retrospectiva, obras inéditas do artista estarão no Espaço Cultural até 11/5.

Cabelo é conhecido por utilizar a música em muitos de seus trabalhos, seja improvisando ou com uma banda, transformando em raps poemas de Baudelaire ou Gerardo Mello Mourão. Destacam-se as trilhas sonoras que integram suas instalações, como Caixa Preta, com Paulo Vivacqua, em que mistura funks “proibidões” com as vozes de Glauber Rocha e Hélio Oiticica. Como compositor, tem músicas gravadas por artistas consagrados como Ney Matogrosso, Pedro Luis e a Parede, Cidade Negra e Monobloco, entre outros.

Luz com Trevas, faixa musical que dá nome à mostra, é um rap composto pelo artista, com produção de Kassin e Nave, e integra o disco Cabelo Cobra Coral, já em fase de gravação. Na inauguração, Cabelo apresentará a música ao vivo como mestre de cerimônias, com a participação de dançarinos e músicos. Utilizando vestimentas e materiais diversos, todos os envolvidos serão convidados a ativar poeticamente o espaço expositivo, por meio do canto e da dança, incorporando elementos da cultura pop e afro-ameríndia.

Durante a inauguração será lançada publicação bilíngue e ilustrada, contendo um pequeno ensaio de Lisette Lagnado e um glossário dos termos recorrentes que vêm acompanhando o artista ao longo de duas décadas. A curadora, responsável pelo convite feito a Cabelo em 1996 para participar da antológica mostra “Antarctica Artes com a Folha” (Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera), traça linhas de discussão com referências e homenagens a David Medalla, Hélio Oiticica, Rogério Sganzerla, Tarsila do Amaral e Tunga, entre outros.

A exposição Luz com Trevas fica aberta até o dia 11/5 e tem entrada franca.

Sobre o artista

Em 1997, Cabelo foi um dos poucos artistas brasileiros a participar Documenta X (com curadoria de Catherine David), prestigiada exposição internacional organizada a cada cinco anos na cidade de Kassel (Alemanha). Entre outras coletivas, destacam-se a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2009), a Bienal de São Paulo (2004) e “How Latitudes Become Forms: Art in a Global Age” (Walker Art Center, Minneapolis, EUA, 2003). A faixa “Luz com Trevas” entre outras, pode ser ouvidas no site do artista: http://www.cabelo.etc.br/disco/ 
SERVIÇO
Luz com Trevas - exposição do artista Cabelo
Inauguração: 20/3/18 (terça-feira) das 18h às 21h
Visitação (entrada franca): 21/3 a 11/5/18 (seg. a sex., exceto feriados, das 10h às 19h)
Classificação etária: livre
Onde: Espaço Cultural BNDES (av. Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro. Próx. metrô Carioca)
Agendamentos educativos: educativoluzcomtrevas@gmail.com