FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 16 de março de 2018

Intenção de Investimentos avança no primeiro trimestre de 2018

O Indicador de Intenção de Investimentos da Indústria do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) avançou 7,7 pontos no primeiro trimestre de 2018 em relação ao trimestre anterior, atingindo 123,7 pontos, o maior nível desde o quarto trimestre de 2013 (129,5). O indicador mede a disseminação do ímpeto de investimento entre as empresas industriais, colaborando para antecipar tendências econômicas.
“O resultado corrobora um cenário de aceleração dos investimentos em 2018, respaldado pela expectativa de retomada do crescimento do setor da Construção e de mais um bom ano da Agropecuária e da Indústria de Transformação. A Sondagem também identificou redução da incerteza quanto à execução dos planos de investimento, uma boa notícia mas que deve ser absorvida ainda com cautela diante das dúvidas com relação ao processo eleitoral e suas repercussões sobre a economia”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE.
Com o resultado do primeiro trimestre de 2018, o Indicador de Investimentos chega ao quarto trimestre consecutivo acima dos 100 pontos, nível em que a proporção de empresas prevendo aumentar o volume de investimentos produtivos nos 12 meses seguintes é superior à das que projetam reduzir os investimentos. Isso não ocorria desde 2014. Ainda assim, o Indicador continua abaixo do nível médio de 2012-2013, os dois últimos anos anteriores à longa recessão de 2014-2016.
Entre o quarto trimestre de 2017 e o primeiro de 2018 houve aumento da parcela de empresas que preveem investir mais, de 26,6% para 34,7%, acompanhado do aumento, em menor magnitude, da proporção das que preveem investir menos, de 10,6% para 11,0%.
Na Sondagem de Investimentos da FGV IBRE, as empresas industriais também são consultadas trimestralmente sobre o grau de certeza quanto à execução do plano de investimentos nos 12 meses seguintes.
No primeiro trimestre de 2018, a proporção de empresas certas quanto à execução do plano de investimentos foi de 33,4%, superando a parcela de 19,2% de empresas incertas. O saldo de 14,2 pontos percentuais (p.p.) representa o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2015. No trimestre anterior, o saldo havia sido de apenas 1,5 p.p., com proporções de 26,8% e 25,3%, respectivamente.
O resultado geral da pesquisa reforça o cenário mais favorável ao investimento que vinha se desenhando nos últimos meses. Houve avanço da intenção de realização de investimentos e redução da parcela de empresas incertas para o segundo menor valor da série. Ainda assim, há que se considerar os riscos ainda elevados no ambiente político com potencial para afetar de alguma forma o ambiente econômico levando a reavaliações sobre dos programas de investimento.
A edição do primeiro trimestre de 2018 da Sondagem de Investimentos coletou informações de 673 empresas entre os dias 2 de janeiro e 1º de março. O resultado completo está disponível no site.