FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de março de 2018

10º Congresso Gife

Em 2018 o Congresso GIFE chega a sua 10ª edição. Bianual, o evento é referência sobre o tema do investimento social privado e ao longo desses 20 anos reuniu mais de 5 mil pessoas de todos os estados do Brasil e de fora do país para ouvirem e debaterem sobre temas de relevância do setor. O congresso do GIFE se consagrou como um importante espaço de aprendizado, diálogo e troca entre as principais lideranças de investidores sociais do país, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos.
O 10º Congresso GIFE “Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável” acontece de 4 a 6 de abril de 2018 naFecomercio de São Paulo – cidade onde se concentra a maior parte dos investidores sociais do Brasil. Serão três dias de programação em que reuniremos quase mil participantes para pensar quais as contribuições do investimento social privado para a formação de novas agendas e convergências no país.

“Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável”

O Brasil vive hoje, da forma mais dolorosa possível, um momento de mudança de ciclo. Após 30 anos de vivência democrática, lidamos com o desafio de fazer coletivamente o balanço preciso dos avanços e limites desse percurso e traçar os caminhos para uma nova agenda pública comum, que possa levar-nos adiante e que aponte a trilha de desenvolvimento desejada para o país.
Esta não é tarefa de nenhum ator ou setor em particular, mas de toda a sociedade brasileira. Cabe a todos o chamado de perguntar-se a contribuição possível para essa construção: somando recursos e práticas de atuação, ajudando a fortalecer nosso tecido social e canais de ação coletiva, mobilizando energias e competências para a produção de soluções novas na nossa pauta social, política, econômica e ambiental.
Como em outras dimensões da nossa vida cidadã, essas três décadas de democracia foram também de amplo fortalecimento e engajamento do investimento social privado no país: na atuação, alcance, diversidade e participação na superação de desafios compartilhados. A soma de esforços que levou à criação do GIFE, iniciados também na origem deste período, trouxe consigo as bases para o crescimento do universo de atores dedicados ao setor e a expansão do seu arco de temas – promovendo a cultura de doação na sociedade, o engajamento familiar e empresarial, a expansão de fundações e fundos independentes, a formação do campo de negócios de impacto e finanças sociais – além de novas estratégias e parcerias para a criação e disseminação de soluções na nossa esfera pública e na sociedade civil.
Agora é tempo de atualizarmos o horizonte de contribuições para os caminhos à frente. Fortalecer a mobilização de recursos privados para fins públicos e renovar as fronteiras para um investimento social privado ativo, efetivo e inovador, sua participação para uma sociedade civil autônoma, diversa e igualmente fortalecida, e a colaboração conjunta para o aprimoramento da gestão e políticas públicas no rumo do desenvolvimento justo, democrático e sustentável no país. Reunir e somar ideias para a renovação da agenda comum nessas direções e a formação de novas convergências em torno delas.
O 10º Congresso do GIFE buscará abrir novos canais para isso, reunindo associados GIFE, parceiros e novos interlocutores na sociedade civil, no setor privado e na esfera pública, para compartilhar e debater sobre como o investimento social privado pode contribuir para a sequência desses 30 anos de construção coletiva.