FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 10 de março de 2018

Aula inaugural da ENSP debate insegurança alimentar nesta segunda-feira (12/3


"Metade da humanidade não come; a outra metade não dorme, com medo da que não come". Foi com essas palavras certeiras que o médico, geógrafo, nutrólogo e pensador brasileiro Josué de Castro começou a chamar a atenção do Brasil e do mundo para uma de nossas grandes mazelas: com uma das mais pujantes agriculturas do planeta, éramos um país faminto. A aguerrida e longa luta de nomes como Josué, Betinho, entre outros, e a lenta institucionalização de políticas de combate à fome fez com que, há pouco tempo, o Brasil saísse pela primeira vez do Mapa da Fome da ONU.

Mas cientistas que trabalham sobre os muitos aspectos desse tema estão em alerta. O rápido desmonte de políticas sociais do atual governo e a crise econômica vem solapando as poucas conquistas efetuadas nesse campo e o Brasil pode voltar para esse ranking vergonhoso. Diante da urgência de um tema como esse - afinal, como disse o Betinho, quem tem fome tem pressa - a ENSP traz para a mesa de sua aula inaugural o tema da fome.

Para debater o assunto foram convidados Ana Maria de Castro, socióloga do IFICS/UFRJ e filha de Josué de Castro, Chico Menezes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Daniel Carvalho de Souza, filho de Betinho que dá continuidade a seu trabalho na Ação da Cidadania e Maria Emília Pacheco, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Também participarão do evento os produtores da Feira Agroecológica Josué de Castro, que é realizada quinzenalmente na ENSP e neste dia estará em atividade, em nosso pátio, em caráter especial.

Serviço:

Aula Inaugural do ano Letivo da ENSP
Dia: 12/3/2018
Hora: 13h
Local: Auditório Térreo da ENSP
Rua Leopoldo Bulhões, nº 1480 - Manguinhos