FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Confiança do comércio recua e registra mesmo nível de setembro de 2017

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) caiu 3,0 pontos em junho, ao passar de 92,6 para 89,6 pontos, retornando ao mesmo nível de setembro de 2017. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,4 pontos.
“A queda da confiança em junho mostra que a recuperação que o setor vinha apresentando até o início de 2018, começou a perder fôlego no segundo trimestre. O ritmo lento da economia, o tímido avanço do mercado de trabalho e a greve dos caminhoneiros de maio, influenciaram para piora da percepção com situação atual e, principalmente das expectativas, mostrando que os empresários ainda estão cautelosos em relação aos próximos meses”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE. 
Em junho, a confiança de oito dos 13 segmentos pesquisados recuaram. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 2,2 pontos, registrando 87,2 pontos, menor nível desde dezembro de 2017 (85,6 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM), caiu 3,8 pontos para 92,4 pontos, menor valor desde agosto de 2017 (89,6 pontos). 
As empresas também foram consultadas no bimestre abril-maio sobre o plano de investimentos. A maioria das empresas afirmou (37,9%) que a decisão do plano de investimentos para os próximos 12 meses está certa, maior valor desde o quarto trimestre de 2014, período em que a pergunta passou a ser semestral (antes disso elas eram anuais). Já para 29,9% das empresas, a decisão para o plano de investimentos está incerta, melhor resultado desde 2015. As demais empresas foram as que apontaram que a decisão está quase certa. O resultado desse quesito, mostra que, com menos incerteza na realização de investimentos, o setor vem se consolidando gradualmente no período pós recessão, mas ainda é necessária certa cautela, visto que a maior parte da coleta de dados ocorreu no período anterior à greve dos caminhoneiros.
A edição de junho de 2018 coletou informações de 1.187 empresas entre os dias 4 e 25 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 27 de julho de 2018. O estudo completo está disponível no site.