FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Pesquisa sobre modernização de estádios britânicos e combate ao hooliganismo recebe apoio internacional

O professor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), Bernardo Buarque de Hollanda, foi selecionado no programa Brazil Visiting Fellowship, da Universidade de Birmingham, com financiamento da Rutherford Fellow Fund, para conduzir pesquisa sobre o processo de modernização dos estádios de futebol na Inglaterra. O tema articula-se às políticas públicas de segurança desenvolvidas no país nos últimos 30 anos, em particular o combate ao chamado hooliganismo, desde a publicação do Relatório Taylor, em 1989.
O estudo baseia-se no acompanhamento intensivo do debate acadêmico e do debate público, em particular o desenvolvido pela imprensa esportiva –, com a respectiva atualização da literatura dedicada ao assunto, o que compreende documentos oficiais, fontes jornalísticas e referências bibliográficas nas áreas de sociologia, antropologia e história. Além da pesquisa em arquivos, a estadia no Reino Unido incluirá observação participante em partidas do futebol profissional inglês, com o objetivo de acompanhar como se estabelecem as relações entre o policiamento nos estádios e os deslocamentos de torcedores em dias de jogos, considerando os graus de rivalidade interclubes e os impactos dos novos modelos de arenas instituídos no país a partir da década de 1990.
Bernardo Buarque é doutor em História Social da Cultura (PUC-RJ), com pós-doutorado pela Maison des Sciences de L’homme (Paris) e atua como coordenador do “MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão”, oferecido pela FGV em São Paulo. Suas principais áreas de interesse são história social do futebol e torcidas organizadas; modernismo e vida literária no Brasil; cultura brasileira - crítica e interpretação; pensamento social e história intelectual.
O programa Brazil Visiting Fellowship visa apoiar o desenvolvimento profissional de pesquisadores em universidades brasileiras e estabelecer parcerias entre a Universidade de Birmingham e instituições no Brasil. O programa de subsídios do Fundo Rutherford oferece financiamento para instituições de ensino superior do Reino Unido para que estas aprimorarem suas parcerias estratégicas globais.