FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Estudo sobre de robôs é apresentado em fórum internacional na Colômbia

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) integrou o fórum "Os desafios a inovação democrática e integridade da informação na era da desinformação", realizado no último dia 6 de junho, a convite do escritório de Bogotá do Instituto Nacional Democrata (NDI, na sigla em inglês). O evento, realizado em parceria com organizações latino-americanas, buscou reunir grupos envolvidos no tema desinformação da sociedade civil e da academia para compartilhar experiências e possíveis soluções.
A pesquisadora Ana Freitas apresentou o trabalho da FGV DAPP na área de visualização de dados, como as plataformas Câmara Transparente e Monitor de Temas, e no monitoramento do debate nas redes sociais, mais especificamente o estudo Robôs, redes sociais e política no Brasil.
A pesquisa identifica e analisa a participação de contas automatizadas na manipulação de debates nas redes sociais, principalmente em momentos de grande relevância política. Além disso, foi apresentada a análise de redes feita sobre a difusão de fake news associadas a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, morta em março deste ano.
O painel "Como o uso criativo da tecnologia se converte em ferramenta para reconstruir a confiança nas instituições?" teve ainda a participação representantes do site de petições online Change e das plataformas cidadãs SeamOS Democracia Digital e Movilizatorio, ambas com base na Colômbia.