FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Debate sobre escravidão marca lançamento de livro de autora franco-camaronesa no Rio

A professora da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), Ynaê Santos, participou, no dia 11 de junho, de um bate-papo com a escritora franco-camaronesa Leonora Miano. Na ocasião, a autora fez o lançamento do romance “A Estação das Sombras”, na Livraria Travessa, em Botafogo (Rio de Janeiro).
O livro conta a história da tribo Mulongo como protagonista do enredo sobre o tráfico negreiro e a dizimação dos povos na costa Africana no século XVI. É um romance forte, emocionante e realista, pois se baseia em um relatório da Unesco intitulado “A lembrança da captura”, de 2010, que procura resgatar uma memória do tráfico Transatlântico.
Léonora Miano nasceu em 1973 em Douala, na costa de Camarões, onde viveu a infância e a adolescência, antes de partir para a França, em 1991, para iniciar os estudos universitários. Em 2010 fundou a ONG Mahogany, dedicada a projetos sobre diáspora. Com 14 obras literárias publicadas em diversos idiomas, seu trabalho aborda questões de raça, o rescaldo do colonialismo e questões relacionadas com a invisibilidade das minorias na França de hoje.
Já Ynaê Santos é bacharel, mestre e doutora em História Social pela USP, analisando a relação entre espaço urbano e escravidão no Novo Mundo. Atualmente é professora adjunta no FGV CPDOC. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História das Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas e ensino de história.