FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Conferência internacional promove debate multidisciplinar sobre pesquisa e ensino digital

Um espaço de diversidade e diálogo sobre pesquisa e ensino digital, reunindo profissionais das ciências sociais, artes, literatura, história, ciência da informação, ciência da computação, entre outras áreas. Assim pode ser definida a “2018 Digital Humanities Conference”, organizada pela Associação de Organizações de Humanidades Digitais em conjunto com o Colégio do México, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Rede de Humanidades Digitais (RedHD), que será realizada entre os dias 26 e 29 de junho, na Cidade do México.
A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) vai participar do evento, que pela primeira vez será realizado na América Latina e no Sul Global. A ideia é promover uma travessia de fronteiras culturais, tecnológicas, políticas e ideológicas para caminhar para a criação de uma comunidade de humanidades digitais verdadeiramente transnacional e inclusiva.
Durante o evento, o diretor do FGV CPDOC, professor Celso Castro, e a assessora da direção, Juliana Marques, vão apresentar pesquisa sobre Ciências Sociais Computacionais no Brasil. Já o coordenador do Programa de Arquivos Pessoais, Renan Marinho de Castro, apresenta pesquisa sobre o uso do software VOSviewer como ferramenta de análise bibliométrica na produção das Humanidades Digitais.
A primeira Digital Humanities Conference foi realizada em 1989 na Universidade de Toronto, no Canadá. Desde então, a conferência cresceu para incluir mais organizações e foi realizada em várias cidades do mundo. Os participantes do congresso estão na vanguarda de suas áreas e trabalham com mineração de dados textuais, análises espaciais, publicações eletrônicas, codificação de documentos, novos estudos de mídia e multimídia, bibliotecas digitais, jogos interativos dentre outros assuntos.
Para mais informações, acesse o site. https://dh2018.adho.org/en