FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Estudo de professor da FGV EMAp recebe prêmio de revista científica internacional

O professor da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), Vincent Guigues, ganhou o prêmio Charles Broyden pelo melhor paper do ano 2017 da Revista Optimization Methods and Software pela contribuição: “Non-asymptotic confidence bounds for the optimal value of a stochastic program”.
O artigo, escrito em parceria com os professores Anatoli Juditsky e Arkadi Nemirovski, discute uma abordagem geral para construir intervalos de confiança não-assintóticos para problemas de otimização estocástica. A principal contribuição do estudo é a observação de que uma Aproximação pela Média Amostral de um problema fornece limites superiores e inferiores para o valor ótimo do problema, que são essencialmente melhores que a qualidade das soluções ótimas correspondentes. Ao mesmo tempo, tais limites são mais confiáveis do que os intervalos de confiança "padrão" obtidos através da abordagem assintótica. Discute-se também a determinação de cotas para um problema de otimização estocástica MinMax com restrições. O trabalho é concluído com um estudo numérico ilustrando o comportamento das cotas propostas.
prêmio Charles Broyden foi estabelecido pelo Conselho Editorial da revista em 2009. É concedido anualmente ao melhor trabalho publicado no periódico do ano anterior com um prêmio em dinheiro e promoção do artigo vencedor, que é disponibilizado gratuitamente.