FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de junho de 2018

Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha

No próximo dia 20/6 o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, proferirá palestra na Coppe/UFRJ sobre o Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha. Promovido pela Coppe, em parceria com o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o evento será realizado, às 14 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Muniz Aragão, 360, Cidade Universitária.
A parceria entre a Coppe e a Marinha do Brasil vem de longa data. Parte da Tecnologia Sonar instalada nos submarinos brasileiros foi desenvolvida na Coppe, nos anos 1990, em colaboração com a Marinha. Em 2013, essa parceria resultou na inauguração do Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) da Coppe, que desenvolve tecnologias para acompanhar, detectar e classificar os ruídos produzidos no mar pelos motores dos navios e suas condições operativas, cujo objetivo é proteger a costa marítima brasileira.
Mas a construção dos sonares para submarinos nucleares tem se mostrado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Trata-se de uma área muito sensível e cujo desenvolvimento tecnológico envolve elevados custos. Como os alvos irradiam cada vez menos ruído, é preciso desenvolver sonares mais sofisticados para detectá-los.