FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 24 de junho de 2018

Agência Efe comemora 50° aniversário no Brasil com exposição sobre a Amazônia

A Agência Efe, a maior agência internacional de notícias em espanhol, comemora o 50° aniversário do início de suas atividades no Brasil com uma exposição de fotografias sobre a Amazônia, como forma de homenagear o país. A exposição pode ser conferida no Jardim Botânico do Rio até o dia 30 de junho..
Através de mais de 30 fotos tiradas pelos fotógrafos da Efe, a exposição "Água e Vida" convida a realizar um percurso pela Amazônia, pulmão do mundo e maior reserva de água do planeta. A mostra reúne imagens da vida cotidiana, de paisagens amazônicas, da fauna local e também das consequências da seca e do desmatamento que ameaçam a região.
Durante meio século, os profissionais da Efe informaram pontualmente os acontecimentos do Brasil, primeiro desde o Rio de Janeiro e, anos depois, também de seus escritórios em Brasília e São Paulo.
A mostra "Água e Vida", composta por mais de 30 imagens registradas por profissionais da Efe na floresta amazônica, é uma homenagem da Efe às riquezas do país. As fotos exibem paisagens exuberantes, o cotidiano de moradores e a rica fauna e flora da região.
Mas a exposição, que ficará em cartaz no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, também denuncia as consequências do desmatamento e da seca provocadas pelas mudanças climáticas e a ação do homem.
"A seleção das fotografias foi feita a partir das reportagens que produzimos na chamada Amazônia Legal durante coberturas de temas ambientais e sociais na região", afirmou o coordenador do departamento de fotografia da Efe no Brasil, Marcelo Sayão.
"Na exposição, o público poderá observar tanto as belezas locais como os problemas da Amazônia. Tentamos, dessa forma, mostrar a plasticidade dessa imensidade verde com as suas águas, o seu povo e a sua cultura, mas sem ignorar a interferência na degradação ambiental", acrescentou Sayão, vencedor do Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha de Fotografia em 2001.
Além de trabalhos de Sayão, a mostra inclui fotos de autoria de Antonio Lacerda, fotógrafo da delegação da Efe no Rio de Janeiro, de Fernando Bizerra, do escritório da agência em São Paulo, e de Raimundo Valentim, colaborador em Manaus.
Conhecido em Manaus como "professor", Valentim, que conquistou três prêmios internacionais de fotografia, morreu no último dia 12 de março, após lutar contra um câncer.
"Água e Vida", que conta com patrocínio de Coca-Cola, Repsol, Empresa de Navegação Elcano e Celeo Redes, será inaugurada com um café da manhã com comidas típicas da Amazônia para convidados especiais, e depois ficará aberta ao público.
Hoje, com presença nas principais capitais, a Efe renova sua aposta no país. De essência espanhola, mas com vocação latino-americana, a Efe conta com representação em 180 cidades de 120 países, e tem serviços de notícias em espanhol, português, inglês e árabe.