FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Livro de Bresser-Pereira aborda projeto de desenvolvimento para o Brasil

A Editora FGV lança no dia 20 de agosto, às 19h, em São Paulo, o livro Em busca do desenvolvimento perdido: um projeto novo-desenvolvimentista para o Brasil, do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. Na obra, ele apresenta um diagnóstico dos problemas fundamentais do Brasil a partir de uma teo­ria econômica em construção — o novo desenvolvimentismo, que procura definir os fatos históricos novos que levaram a economia brasileira a uma quase-estagnação, que já dura aproximadamente 40 anos. O evento de lançamento será realizado na Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073. Conjunto Nacional – Consolação, São Paulo).
No livro, Bresser mostra as duas formas históricas de organizar o capitalismo: o desenvolvimentismo e o liberalis­mo econômico; critica o liberalismo econômico e as elites econômicas, políticas e intelectuais brasileiras, bem como o populismo econômico e cambial, entre vários outros temas ligados à economia.
Ao mesmo tempo, ele faz propostas concretas sobre uma política macroeconômica, a partir das duas contas básicas (a fiscal e a cambial) e dos cinco preços macroeconômicos (a taxa de juros, a taxa de câmbio, a taxa de salários, a taxa de inflação e a taxa de lucro). Bresser defende ainda a política industrial e a política de exportação de bens e serviços crescentemente sofisticados.
“É preciso uma teoria que explique as baixas taxas de investimento, as altas taxas de juros e o desaparecimento da indústria, que deixam o país a cada ano mais para trás no seu desenvolvimento perante outras nações do mundo”, afirma Bresser-Pereira.
O lançamento do livro terá um debate entre o autor e os professores convidados André Roncaglia de Carvalho (Unifesp) e Samuel Pessôa (FGV IBRE).
Para mais informações sobre o livro, acesse o site.