Em 2012, a partir do alto interesse demonstrado pelos Correios e pelo BIRD para que o Brasil estimule uma maior eficiência nos transportes, foi idealizado, com o importante apoio do CONPET e de diversas empresas do segmento, o primeiro Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes.
Após uma segunda edição em 2013, que contou com a participação de lideranças nacionais e internacionais do setor, o evento parte para a sua terceira edição em 2014, afirmando-se como um ambiente muito importante para a discussão de inovações tecnológicas, necessidade de reformas estruturais e desenvolvimento de novas políticas públicas e empresariais para o setor de transportes nacional.
O F&FV 2014 será realizado nos dias 27 e 28 de novembro no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, no Rio de Janeiro. O seminário irá estudar ações focadas na redução do consumo e das carências do transporte rodoviário brasileiro, discutindo, dentre outros temas: o uso adequado de modais; a coordenação de transportes, para propiciar a obtenção de fretes de retorno; a melhoria da aerodinâmica dos veículos; o incentivo ao uso de pneus com menor resistência de rolamento; o emprego de novos materiais que reduzem o peso dos veículos; o monitoramento do desempenho dos veículos e o treinamento de motoristas.
O Objetivo
Propor e discutir as melhores técnicas para aumentar a eficiência no uso de combustíveis por Frotistas e Fretistas, visando reduzir custos nos transportes de cargas e de passageiros e emissões de gases ambientalmente nocivos.
Em consonância com a Política Nacional de Mudanças Climáticas – PNMC (Lei 12.187 de 29/12/2009), que incentiva a economia de baixo carbono, e com a Política Energética Nacional (Lei 12.490, de 16/09/de 2011), o objetivo do Seminário Frotas & Fretes Verdes 2014 é propor um transporte cada vez mais sustentável.
Os principais focos do evento são o emprego de práticas e procedimentos economicamente atrativos junto às frotas contratadoras de frete na busca de uma logística sustentável, comprometida com a redução de emissões e custos.
Para inscrições e mais informações, visite o site.