FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de janeiro de 2015

Estudo sobre origem e evolução das parasitoses é aprovado em edital que promove intercâmbio entre Brasil e França

O pesquisador Adauto Araújo, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), teve o projetoPaleoparasitologia e o ADN antigo aprovado no Programa Capes/Cofecub, que promove a realização do intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O estudo trata da origem e evolução das parasitoses ao longo do tempo, por meio das análises de amostras arqueológicas e paleontológicas, datadas desde o período jurássico até o passado recente, em busca de vestígios de parasitos. Ao todo, o edital selecionou 44 projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias. 
 
edital nº 19/2014, referente ao Programa Capes/Cofecub, tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias com vistas a fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, além da formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
 
Sobre a parceria com a instituição francesa, Adauto conta que há alguns anos o Laboratório de Paleoparasitologia da ENSP participou de projeto semelhante com a Universidade de Reims e “o êxito foi total”, segundo ele. Naquela ocasião, em 2003, ambas instituições editaram um volume especial da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz sobre paleoparasitologia, fato que marcou a internacionalização e ampliação de interesses deste novo ramo da ciência. “Foi a primeira publicação que reuniu especialistas de diversas partes do mundo dedicados a esta ciência”, recordou.
 
Desta vez, com a visita do Dr. Matthieu Le Bailly, professor da Universidade de Franche-Comté e ex-aluno de doutorado da Universidade de Reims, à Fiocruz, durante o Congresso Mundial de Estudos sobre Múmias em 2013, estruturou-se o novo projeto aprovado pela Capes/Cofecub. O pesquisador emérito do Museu de História Natural de Paris, Jean-Pierre Hugot, também foi convidado. 
 
“O fenômeno parasitismo surgiu desde o início da vida na Terra. Não há organismo que não seja parasitado. Há, portanto, uma grande diversidade de parasitos que influenciaram as mudanças evolutivas que resultaram nas espécies de hospedeiros atuais. Trata-se de estudo sobre a origem e evolução das parasitoses ao longo do tempo. Para isso, serão analisadas amostras arqueológicas e paleontológicas em busca de vestígios de parasitos. Estas amostras são datadas desde o período jurássico até o passado recente. Um exemplo foi o encontro de parasitos em coprólitos de uma espécie de dinossauro, datados de 240 milhões de anos, publicado recentemente na revista Parasites and Vectors”, resumiu sobre o projeto.
 
Ao comentar sobre a parceria com a instituição francesa, Adauto, reforçou um dos principais objetivos do edital. “O principal objetivo do projeto é o intercâmbio entre pesquisadores e alunos. Minha aluna Mônica Vieira prepara-se para o doutorado sanduíche nas duas instituições francesas envolvidas, o que sempre traz novas perspectivas ao nosso próprio laboratório”.

O projeto Modelagem Matemática Aplicada ao Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas, do pesquisador da ENSP Claudio Struchiner, atualmente no Programa de Computação Cientifica (Procc) da Fiocruz, também foi contemplado.
 
Confira a equipe participante
 
Adauto Araújo*, Mlle Martin Coralie** (coordenadores)

Brasil
Adauto José Gonçalves de Araújo (Coordenador)
Luiz Fernando Ferreira (Pesquisador Emérito)
Sergio Augusto de Miranda Chaves (Pesquisador, Dr.Sc.)
Alena Mayo Iñiguez (Pesquisador, Dr. Sc.)
Mônica Vieira (estudante de doutorado ENSP/Fiocruz)
Victor Hugo Borba (estudante de mestrado ENSP/Fiocruz)
 
França
Mlle Martin Coralie  (Coordenadora)
Mme GEIGL Eva-Maria, (Pesquisadora)
DR CNRS
M. GRANGE Thierry, (Pesquisador)
DR CNRS
M. HUGOT Jean-Pierre, DR CNRS émérite (Pesquisador Emérito)
M. LE BAILLY Mathieu,
 Université de Franche-Comté (Pesquisador)
Mlle LEFOULON Émilie, Étudiante Thèse