FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Hanseníase: atividades alertam para o combate à doença

Com o tema: Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar, o Ministério da Saúde lançou a campanha anual para alertar sobre a doença. A ação tem foco no diagnóstico precoce e também na divulgação do tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há alguns anos a ENSP participa desse conjunto de esforços, por meio de ações voltadas para a sensibilização dos profissionais de saúde e para a população de Manguinhos, atendida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, pela Clínica Victor Valla e pelas equipes de Saúde da Família integrantes da iniciativa Teias-Escola Manguinhos. Como não poderia ser diferente em 2015, diversas atividades estão programadas no dia 29 de janeiro, entre palestras, exibição de vídeos e debates sobre o tema. 
 
Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil, a hanseníase é considerada doença endêmica, com maior incidência em cinco estados: Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Atualmente, são 1,42 casos por 10 mil habitantes. Os números atuais apontam queda na taxa de prevalência da doença em 68% em dez anos, o que mostra o esforço de eliminar a doença do país. Mas ainda é preciso atenção, pois ela é considerada uma doença invisível.
 
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente. 
 
Atividades na ENSP
 
Na sala de espera do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), localizado nas dependências da ENSP, haverá a exibição do filme A vida não para, marcada para 9h30, e o debate com os médicos Alessandra Reis e Ziadir Coutinho. As atividades são abertas ao público em geral. íase>
 
Na parte da tarde, a Escola irá promover mais duas atividades: uma para profissionais de nível médio e agentes de saúde da família; a outra é destinada aos profissionais de nível superior. 
 
A ação voltada para profissionais de nível superior acontecerá às 14h, na sala M, do Centro de Saúde. Estão previstas as apresentações: Resultados da campanha de autoimagem – Manguinhos, com Edson Menezes, do CSEGSF/ENSP; Hanseníase no Rio de Janeiro, com Kédman Trindade Mello, da Gerência Estadual do Programa de Hanseníase do Rio de Janeiro; e Reação em hanseníase, com o médico José Augusto Nery, do ASA/IOC. O debate será mediado por Ziadir Coutinho. 
 
Já as atividades voltadas para profissionais de nível médio/ agentes de saúde da família acontecerão no salão internacional da ENSP, 4º andar, e terão início às 14h: Resultados da campanha de autoimagem – Manguinhos, com Edson Menezes, do CSEGSF/ENSP (atividade conjunta na sala M); Hanseníase - importância da busca ativa de doentes faltosos, da pesquisa da doença nos contatos de pacientes e no tratamento de comorbidades, com a assistente social Juliana Ribeiro, do ASA/IOC e o enfermeiro Júlio Cesar Pegado Bordignon, do Teias – Escola Manguinhos. 
 
Para participar das atividades da tarde, os profissionais interessados devem realizar inscrição prévia na Coordenação de Ensino e Pesquisa do CSEGSF/ENSP. Informações podem ser obtidas no telefone: (21) 2598-2848 (Fabiana). Será conferido certificado de participação emitido pela ENSP em parceria com Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (Asa/IOC/Fiocruz).
 
Atividades na Clínica da Família Victor Valla
 
Às 9h30 haverá a exibição do filme Os Melhores Anos de Nossas Vidas, seguido do debate Hanseníase – como reconhecer, curar e prevenir, que conduzido pela fisioterapeuta Lilian Pinheiro, do Asa/IOC, com o médico Jorge Esteves, da CFVV. Estas atividades são abertas ao público em geral. A Clínica da Família está localizada na Av. Dom Hélder Câmara, nº 1390, fundos – Bairro: Benfica, Rio de janeiro. 
 
Esta iniciativa é uma promoção da ENSP em parceria com o Laboratório de Hanseníase, do Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (Asa/IOC/Fiocruz), a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), a Gerência Estadual do Programa de Hanseníase e a Gerência de Dermatologia Sanitária, ambas da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), e ainda o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e a Liga Acadêmica DST/Hanseníase.