Sétimo espetáculo da companhia mineira tem direção de Monica Ribeiro e Yara de Novaes
e texto de Sara Pinheiro.
Em comemoração aos seus dez anos de trajetória, completos em 2014, o Grupo Teatro Invertido estreia em 10 de janeiro de 2015, sua sétima e mais recente montagem: Noturno. O espetáculo integra a programação da 9a edição do Festival Verão Arte Contemporânea - VAC e ficará em cartaz até o dia 18 de janeiro - de quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas - no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, com ingressos a 16 reais (inteira).
Com texto da jovem dramaturga mineira, Sara Pinheiro, e direção de Monica Ribeiro e Yara de Novaes, Noturno tem como pano de fundo uma situação inusitada: o fim do mundo que se aproxima lentamente e já se concretizou em outras regiões do planeta. A trama desenrola-se a partir de um encontro casual entre cinco antigos colegas de adolescência em uma ensolarada tarde de domingo. A iminência de um futuro próximo e inexorável desvela os medos, as contradições, os valores desgastados, os afetos desmedidos e as angústias de típicos representantes da elite brasileira. Essa é a metáfora que Noturno utiliza para abordar as recentes transformações sociais e naturais vividas no Brasil e no mundo, e a consequente resistência à perda de privilégios e ao reconhecimento da necessidade de estabelecer uma nova ordem.
Como contraponto à natureza desgastada do cenário criado por Ed Andrade, os vídeos de André Amparo e Chico de Paula perpassam todo o espetáculo, completando a narrativa. Em cena, os atores Dimitrius Possidônio, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia, Robson Vieira e a atriz convidada Juliene Lellis. O espetáculo conta ainda com trilha de Dr.Morris e iluminação de Felipe Cosse e Juliano Coelho.
Noturno e o Grupo Teatro Invertido
O Teatro Invertido é reconhecido pela pesquisa original em dramaturgia na criação de seus espetáculos. Ao contrário das peças anteriores, no entanto, criadas por meio de textos colaborativos gerados em processo de ensaios, a montagem de Noturno surge de um texto já pronto. “Não se trata de uma ruptura, mas de uma continuidade da nossa pesquisa. Queremos experimentar, trocar, empreender o que aprendemos em novas vivências”, explica Leonardo Lessa. Noturno também marca o profícuo encontro de gerações entre os atores do grupo, as diretoras e a dramaturga.
As seis peças anteriores do Teatro Invertido são Nossa Pequena Mahagonny (2003), Lugar Cativo (2004), Medeiazonamorta (2006), Proibido Retornar (2009), Estado de Coma (2010) e Os Ancestrais (2013).
Equipe
[direção]
Monica Ribeiro
A atriz, dançarina, preparadora corporal, diretora e professora do deparamento de fotografia Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, pesquisa a experiência estética e o estado do corpo nas práticas corporais cênicas a partir da interface entre Arte e Ciências Cognitivas, processos de criação e poéticas do movimento cênico. É consultora de preparação corporal e desenho de movimento cênico do Grupo Oficcina Multimédia e de outros grupos teatrais de Belo Horizonte e São Paulo.
Yara de Novaes
A premiada diretora e atriz belo-horizontina é radicada em São Paulo. Em 2005, fundou o Grupo 3 de Teatro, ao lado de Débora Falabella e Gabriel Paiva.
[texto]
Sara Pinheiro
Atriz e dramaturga, é integrante da Cia do Chá e uma das idealizadoras do projeto Janela de Dramaturgia.
[atuação]
Dimitrius Possidônio, Kelly Crifer, Juliene Lellis, Leonardo Lessa, Rita Maia e Robson Vieira.
[voz em off]
Fernanda Vianna (Grupo Galpão) e Lucas Vianna
[participação em vídeo]
Otto Levy
[assessoria vocal e musical]
Ernani Maletta
[cenário]
Ed Andrade
[figurinos]
Marney Heitmann
[iluminação]
Felipe Cosse e Juliano Coelho
[trilha sonora]
Dr. Morris
[vídeos]
André Amparo e Chico de Paula
[produção]
Maria Rita Fonseca
[patrocínio]
ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Sinopse
Em um fim de tarde de domingo, à beira de uma piscina, cinco colegas se encontram para assar uma carne. Essa seria uma situação comum na vida desses jovens de classe média, se não fosse a ameaça do fim do mundo que paira no ambiente.
Serviço
Noturno, Grupo Teatro Invertido
De 10 a 18 de janeiro de 2015, quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas
Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras.
Ingressos: R$ 16 (inteira)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos