FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 10 de março de 2015

Festival Literário Internacional de BH 2015



Com uma experiência já consolidada na realização de festivais culturais, a Fundação Municipal de Cultura anuncia a criação do Festival Literário Internacional – FLI-BH. 

A primeira edição do evento acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional. 

Os espaços principais serão o Parque Municipal e o Teatro Francisco Nunes, mas outros locais na cidade receberão atividades. 


O ponto de partida para o 1º FLIBH é a utopia do ‘Cavaleiro Andante’, representada pelo romance “Dom Quixote”. Em 2015, são comemorados os 400 anos de publicação da segunda parte do clássico espanhol. Ainda movimenta a programação do evento uma campanha de arrecadação de livros literários. Eles serão entregues ao projeto “Ponto do Livro”, que oferece obras gratuitamente nos pontos de ônibus da cidade. Entre abril e maio, haverá uma espécie de aquecimento, com oficinas e rodas de leitura nas bibliotecas públicas de Belo Horizonte e encontros de formação com professores, bibliotecários e auxiliares de bibliotecas da rede pública municipal de educação.
“O FLI-BH é a culminância de todas as ações para a formação de leitores e para a promoção da literatura que a FMC desenvolve o ano inteiro. Queremos trazer a Belo Horizonte novos autores, escritores já consagrados, ilustradores, especialistas e artistas, com discussões sobre a escrita e a leitura de literatura, com o principal objetivo de aproximar livros e pessoas”, afirma Fabíola Ribeiro Farias, coordenadora do Festival.
Curadoria
Afonso Borges – Natural de Belo Horizonte, é escritor, poeta, jornalista e gestor cultural. Escreve desde os 15 anos, com publicações em diversos jornais e revistas. Tem quatro livros publicados, três de poemas e um com Frei Betto. É o criador do projeto "Sempre Um Papo" que, desde 1986, realiza debates associados a lançamentos de livros por todo o País, tendo alcançado a marca de mais de 6.000 eventos. É cronista do jornal Hoje em Dia e comentarista da Rádio CBN Belo Horizonte. É o criador e gestor do Fliaraxá - Festival Literário de Araxá.
Leida Reis – Natural de Patrocínio (MG), é jornalista com formação pela UFMG e pós-graduação pela FGV. Trabalhou nos jornais Diário do Comércio, Estado de Minas, O Tempo, sendo atualmente editora executiva do Hoje em Dia. Vencedora dos prêmios Fiat Allis, de Jornalismo Econômico, e Délio Rocha, do SJPMG. Autora do livro de contos "The Cães Amarelos" (edição da autora, 1991) e dos romances "A Invenção do Crime" (ed. Record, 2010) e "Quando os Bandidos Ouvem Villa-Lobos" (ed. Manduruvá, 2012), participou como escritora convidada de mesas de debate nos eventos Bienal do Livro Minas (2010), Flipoços (2012) e Seminário “Literatura, Vazio e Danação”, da Unimontes (2013).
Formas de acesso:
Gratuito

Público
Público Geral

Quando:
De 25 a 28 de junho

Endereço:,
Bairro: Centro