FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de outubro de 2017

Fiocruz se mobiliza para 1ª Conferência de Vigilância em Saúde

A Conferência Livre de Vigilância em Saúde Fiocruz - Direito, conquista e defesa de um SUS público e de qualidade, realizada no Museu da Vida, em Manguinhos (RJ), marcou a preparação da instituição para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontecerá em novembro, em Brasília. O evento foi aberto pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima, que ressaltou a importância de mobilizar os diferentes saberes e práticas da Fiocruz para o encontro. "É muito rico ter uma conferência que converge tantas áreas da Fundação. Isso permite que trabalhemos essa agenda ampla em vários campos do conhecimento e a minha expectativa é que tenhamos uma contribuição muito forte", afirmou Nísia.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos Ferreira, que também participou do encontro, falou sobre o "desmanche da democracia e os desafios encontrados nos últimos meses causados pelos retrocessos das reformas do novo governo". Segundo ele, a principal dificuldade de avanço entre os modelos de organização da saúde do país é o financiamento.

"O SUS tem um grande histórico de resistência nesse sistema. Nunca conseguimos de fato superar esse crônico subfinanciamento de um sistema que sobrevive com pouco. Num momento em que o Brasil está num caminho de retrocessos, as conferências de Vigilância em Saúde são uma luz na escuridão. A Fiocruz, nesse cenário, é uma fonte poderosa de informação, inteligência e armazenamento das nossas melhores capacidades para desvendar os mistérios, seja das ciências mais duras ou mais leves, no sentido de oferecer o conhecimento para diminuir as incertezas e errar menos".

Ronald Ferreira dos Santos destacou ainda os importantes passos dados nos debates. "Já fizemos diversas atividades em conjunto com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e nesse momento, em que estamos nos aproximando da fase final desse processo de debates e mobilização da sociedade brasileira, nós temos a importante tarefa de presentear o SUS, com uma política de vigilância em saúde", afirmou.

O papel estratégico da Fiocruz no debate da vigilância em saúde foi salientado pelo vice-presidente de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Menezes.  "A conferência nacional é um evento estratégico para o país, dada a complexidade do momento presente e o cenário de retrocessos", disse, observando a seguir que o tema já vem sendo debatido em diversos fóruns institucionais. Ele destacou ainda a participação popular como eixo central e que a vigilância deve ser realizada a partir dos territórios. "Esse acúmulo de diálogos gera uma contribuição institucional muito rica e será apresentada aqui hoje e encaminhada para a própria conferência nacional".


O coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha, a partir de uma exposição do cenário atual do Brasil, frisou a importância da Fiocruz. "É uma das protagonistas da discussão em algumas áreas e trouxe para o debate a violência como um componente fundamental, olhando-a como um problema de vigilância em saúde", disse.

Já Guilherme Franco Netto, representante da Abrasco na Comissão de Relatoria da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e assessor da área de Saúde e Ambiente da Fiocruz, afirmou que os resultados da conferência deverão ser uma contribuição relevante para o encontro nacional.

Ao falar sobre as contribuições da Fiocruz na Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a assessora técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Tânia Fonseca, ressaltou que a história da instituição está intimamente ligada aos processos de vigilância em diálogo com a resistência. Também, de acordo com ela, é um compromisso institucional garantir a democracia nesses debates.

"Quando a gente olha para a instituição hoje, a gente vê um debate, um acesso e uma possibilidade de trabalhar com contribuições e contradições a todo tempo, e todas as unidades técnico-científicas e os escritórios regionais desenvolvem atividades no campo das vigilâncias", afirmou.

Tânia chamou a atenção para os desafios e objetivos encontrados para a política de vigilância em saúde, como as divergências políticas. “A história que vivemos hoje é uma história antiga, e que a gente revive várias vezes. Então temos que olhar com otimismo para as coisas e resistir, porque também nas dificuldades surgem oportunidades criativas”, pontuou.

Representantes da Fiocruz na 1ªCNVS

No evento, realizado em 17 de outubro, Maurício Monken, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e Marismary Horsth De Seta, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) foram eleitos  representantes da Fundação para 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS).

No encontro, que reuniu cerca de 180 pessoas, foram debatidos os quatro eixos temáticos da Conferência: O Lugar da vigilância em saúde, Responsabilidade do Estado e dos governos com a vigilância em saúde e Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologia na vigilância em saúde e Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfretamento das iniquidades sociais em saúde.

Os debates foram conduzidos por alguns pesquisadores, que elaboraram textos para discussão, apontando lacunas, desafios e as contribuições da Fiocruz neste campo.

*Matheus Cruz e Regina Castro são jornalistas da Agencia Fiocruz de Notícias (AFN).

Crédito foto de capa: Peter Ilicciev - (CCS/Fiocruz).