FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Palestra internacional apresenta método que recria micróbios que povoam o trato gastrointestinal humano

No dia 20 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz receberá a professora Emma Allen-Vercoe, da University of Guelph, no Canada, para a palestra "Becoming a microbiome mechanic: understanding gut microbial ecosystems to benefit health". A atividade tem apoio do Programa de pós-graduação de Biologia Celular e Molecular do IOC e será coordenada pelo pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, Luis Caetano Martha Antunes. O evento está marcado para as 14h, no auditório Maria Deane, no pavilhão 26 do IOC/Fiocruz. A palestra, aberta ao público, será em inglês e não terá tradução simultânea.
 
Emma estará no Brasil para participar do Congresso Brasileiro de Microbiologia, que será realizado no período de 22 a 25 de outubro de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Na opinião do pesquisador do CRPHF, a visita da professora viabilizará a possibilidade de novas parcerias nesse campo, uma vez que o trabalho desenvolvido pela convidada retrata os micróbios do ecossistema intestinal de forma fidedigna.
 
“Emma tem focado seus estudos nos micróbios que povoam o trato gastrointestinal humano. Entretanto, ao invés de simplesmente embarcar na caravana de sequenciamento de alta vazão de microbiomas, Emma decidiu tentar cultivar os microrganismos ditos "não-cultiváveis" com o intuito de entender em mais detalhes a biologia deste complexo ecossistema. Para isso, desenvolveu um modelo in vitro, chamado ‘Robogut’, para mimetizar o ambiente do intestino humano, permitindo que todos estes microrganismos fossem cultivados de maneira simultânea, exatamente como ocorre na natureza”, afirmou o pesquisador da ENSP.
 
Emma obteve seu BSc (Hons) em bioquímica em 1993, pela University of London, e seu PhD em microbiologia molecular em 1999, pela Open University, através de uma parceria com a Veterinary Laboratories Agency. Seu estudos de doutorado tiveram como foco fatores de virulência de Salmonella enterica. Seu pós-doutorado, no Centre for Applied Microbiological Research (Reino Unido) e na University of Calgary (Canadá) permitiram a expansão destes estudos, assim como uma oportunidade de se envolver com uma série de outros patógenos bacterianos, como Mycobacterium tuberculosis, Campylobacter jejuni e Escherichia coli enterohemorrágica. Em 2005, Emma recebeu um prêmio de transição Fellow-to-Faculty através da Canadian Association of Gastroenterologists/AstraZeneca e do Canadian Institutes of Health Research, permitindo que ela iniciasse sua carreira como pesquisadora independente na University of Calgary, em 2006. 
 
Emma transferiu seu laboratório para a University of Guelph em 2007, e atualmente ela coordena um grupo de 11 pessoas, todas envolvidas em projetos em torno da microbiota humana. Tais projetos incluem o estudo do papel da microbiota no desenvolvimento de infecções por Clostridioides difficile, autismo, diabetes tipo 1 e 2, doença inflamatória intestinal, câncer coloretal, entre outros. Seu grupo também possui um forte interesse em como nutrientes afetam estes ecossistemas microbianos. Em 2013, Emma fundou a Nubiyota, uma empresa spin-off que tem como objetivo desenvolver consórcios microbianos que possam ser utilizados como terapêuticos contra doenças intestinais.
 
Serviço
 
Título: “Becoming a microbiome mechanic: understanding gut microbial ecosystems to benefit health”
Palestante: Emma Allen-Vercoe Professor, University of Guelph, Canada
Dia: 20/10
Horário: 14:00 horas
Local: Auditório Maria Deane, no pavilhão 26 (IOC). 
A palestra será em inglês e não terá tradução simultânea.