FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

FESTIVAL FARTURA BH 2017

Senac leva tuk-tuk gastronômico e oficinas gratuitas para o Fartura BH

Além de preparar e degustar os pratos em atividades interativas, participantes serão selecionados para participar de uma experiência de alta gastronomia
            Belo Horizonte sedia, nos dias 21 e 22 de outubro, o Festival Fartura BH 2017. Em sua quarta edição, o evento tem a proposta de promover a cadeia produtiva gastronômica brasileira e estimular a interação entre produtores, chefs, empreendedores, clientes e visitantes. Apoiador educacional do Festival, o Senac leva uma programação gratuita de oficinas interativas e atividades que vão destacar a cultura mineira, a versatilidade dos ingredientes típicos e as curiosidades da cozinha internacional. No menu, estão produtos alimentares resgatados por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, realizado pela instituição. O evento acontece naRua Tenente Brito, 1090, Barro Preto.
            Durante os dois dias de festival, os chefs do Senac conduzem atividades abertas ao público. No sábado, às 12h30, o chef Luciano Avellar prepara a receita de churros assado e recheado com ragú de costela noEspaço Degustação. Além de acompanhar o preparo ao vivo, os participantes poderão experimentar o prato. No mesmo horário, no Espaço Interativo, visitantes participam da produção do Sanduba Mineiro junto com o chef João Victor Bertolotti.
            No domingo, o chef Beto Haddad apresenta o sabor da Sopa Vietnamita, que será preparada no Espaço Degustação, às 12h30. O público poderá conhecer e degustar o prato de origem estrangeira que é feito com um fundo de carne e molho de peixe. Às 14h30, no Espaço Interativo, o chef João Victor Bertolotti volta a comandar a oficina com a receita do Mexidão.
            Atração que fez sucesso no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o tuk-tuk gastronômico também está confirmado para o Fartura 2017. O veículo, muito popular em países da Ásia, foi adaptado para abrigar uma estrutura de cozinha e levará a experiência de uma refeição completa ao público em três edições por dia. “A proposta é selecionar visitantes aleatoriamente para vivenciarem a alta gastronomia preparada com ingredientes dos Primórdios da Cozinha Mineira”, destaca Hans Eberhard Aichinger, gerente de Turismo, Gastronomia e Hotelaria do Senac. Entre eles, estão queijo do Frei Rosário, hidromel do Caraça, taioba, ora-pro-nóbis e a farinha de inhame. O chef executivo do Senac em  Minas Ronie Peterson comanda a atividade com auxílio de maître e garçom exclusivos.
As oficinas do Senac são gratuitas e têm vagas limitadas. As senhas para participar serão distribuídas no local. Os ingressos para o Fartura BH 2017 custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) e podem ser trocados por quatro litros de leite ou quatro quilos de alimento não-perecível (exceto sal, fubá e açúcar). As entradas estão à venda no site Sympla e a troca de ingressos pode ser feita nas lojas Verdemar do Sion e da Raja Gabaglia. Informações pelo site: farturabrasil.folha.uol.com.br.

PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL CONDUZIDA PELOS PROFISSIONAIS DO SENAC



21/10 – Sábado

14h, 16h30 e 19h - Tuk tuk gastronômico

12h30 - Espaço Degustação: Churros assado e recheado com ragú de costela, com Luciano Avellar (Chef Executivo do Senac em Minas)

12h30 – Espaço Interativo: Sanduba Mineiro, com João Victor Bertolotti (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)


22/10 – Domingo

14h, 16h30 e 19h - Tuk tuk gastronômico

12h30 – Espaço Degustação: Sopa Vietnamita, com Beto Haddad (professor em graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

14h30 – Espaço Interativo: Mexidão, com João Victor Bertolotti (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)