FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de outubro de 2017

Cecília Minayo recebe prêmio sobre pesquisa com idosos dependentes

O trabalho "Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias visando a subsidiar uma política de atenção e de apoio aos cuidadores", de autoria da pesquisadora Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora científica do departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP/Fiocruz, foi premiado na 4ª edição do Prêmio Pesquisa em Longevidade Bradesco Seguros. Primeiro lugar na categoria Gerontologia, o trabalho tem a finalidade de analisar estratégias de cuidados utilizadas pelas famílias para lidar com os idosos com dependência física, mental, cognitiva e social no âmbito familiar. A cerimônia de premiação aconteceu dia 18/10, durante o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros.
 
A premiação é oferecida todos os anos pelo Bradesco Seguros como forma de promover iniciativas em prol do envelhecimento saudável. O prêmio tem apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e contempla três categorias: Jornalismo, Histórias de Vida e Pesquisa em Longevidade.
 
"Trabalho há mais de quinze anos com a questão da pessoa idosa, particularmente com algumas questões não consideradas pelo concurso, como violência, falta de atendimento na rede de saúde, e, mesmo assim, a comissão avaliadora considerou a proposta. Estou muito feliz, e é um reconhecimento que me anima ainda mais a prosseguir com pesquisas sobre o tema”, afirmou Minayo.
 
A pesquisa premiada dá continuidade a uma série de estudos realizados pelo Claves/ENSP/Fiocruz sobre cuidados com a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade. A meta é construir um diagnóstico situacional compreensivo que possa subsidiar a elaboração de propostas governamentais de cuidado das pessoas dependentes. O estudo qualitativo prevê entrevistas de familiares e cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes nos municípios do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Manaus, Teresina, Brasília e Porto Alegre. 
 
“Conhecer e propor ações para melhorar a situação desses idosos é fundamental num cenário em que as principais vítimas da dependência são os homens e mulheres acima de 80 anos – a faixa entre os idosos que mais cresceu (45%) nos últimos vinte anos. Embora falte sensibilidade aos gestores para o assunto, essa não é uma questão para amanhã; ela é urgente e precisa fazer parte da responsabilidade do Estado e da sociedade, e não apenas da família. Portanto, a imagem-objetivo desse estudo é subsidiar uma ‘Política sobre a Dependência’ no país, iniciativa que hoje já existe em várias partes do mundo que se importam com o bem-estar social dos cidadãos”, afirmou a autora premiada.