FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Café Controverso debate a relação dos mídia e as lutas por reconhecimento da sociedade contemporânea



Encontro acontece na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG e conta com lançamento de livro

Gays, mulheres, negros, portadores de deficiência, pessoas trans, sem-teto – estes são apenas alguns dos grupos sociais que têm levantado sua voz no cenário contemporâneo para reivindicar visibilidade, reconhecimento de causa, garantia de direitos. Em uma sociedade plural como a brasileira, a representatividade política e o reconhecimento social são terrenos de lutas constantes disputados, há séculos, por forças desiguais.  Nesse cenário, o papel da comunicação se coloca como ponto chave para pensar a dinâmica dos conflitos do país e do mundo.

Para discutir o tema, o Café Controverso do próximo sábado, 16 de maio, recebe as professoras Rousiley Maia, do Departamento de Comunicação da UFMG e Kelly Prudencio, do Departamento de Comunicação da UFPR. Com o tema Mídia e conflitos sociais no Brasil: lutas por reconhecimento o encontro acontece na Cafeteria do museu, tem início às 11h e contará com o lançamento do livroRecognition and the Media (Editora Palgrave Macmillan), de Rousiley Maia. A entrada é gratuita.  

No debate, Rousiley Maia abordará as questões trabalhadas em seu novo livro, falando ao público sobre como os sistemas de mídia estão ligados às relações de reconhecimento nas sociedades contemporâneas. O ponto de partida da pesquisadora foram as teorias lançadas pelo filósofo e sociólogo alemão Axel Honneth. “A questão do reconhecimento é um tema que tem sido profundamente discutido, mas, de modo geral, o debate permanece muito no nível filosófico. A teoria filosófica sobre o tema é muito sofisticada, mas os estudos empíricos são raros e quando se trata de estabelecer uma interface com a comunicação são mais raros ainda. Nesse sentido, o livro tem sido bastante celebrado por cientistas políticos por conectar diretamente os conceitos filosóficos de Honneth com pesquisas empíricas, casos que podem ser usados pensar conflitos sociais diversos”, explica a professora.

Kelly Prudencio vai trazer para a conversa a reflexão sobre os processos de luta por reconhecimento nas mobilizações políticas, e o papel da comunicação nessas disputas. “Muitas lutas por reconhecimento são justíssimas, entretanto, por dificuldades de comunicação muitos grupos não alcançam êxito. Estamos buscando entender como essas lutas por reconhecimento passam por um trabalho de comunicação política; essa comunicação que está ligada com a capacidade estabelecer diálogo com os agentes políticos, influenciar a ação política que pode fortalecer a luta por reconhecimento”, conclui.    

Café Controverso
A construção do conhecimento raramente passa pelo consenso e se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas. 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Café Controverso – Mídia e conflitos sociais no Brasil: lutas por reconhecimento, com lançamento do livro Recognition and the Media
Data: 16 de maio, às 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca
Mais informaçõeswww.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350
Informações para a imprensa: (31) 3409-8366