O Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado na Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC), organiza o “Conexões” - Seminário de História Global, durante todo o primeiro semestre de 2015, para discutir os mais novos métodos de pesquisa das Ciências Humanas. A terceira sessão, intitulada “Micro-spatial history. Towards a new Global History?”, ocorreu no último dia 8 de maio.
Na ocasião, o professor Christian De Vito, pesquisador associado da University of Leicester, apresentou o paper “Micro-spatial history. Towards a new Global history?” e contou com comentários do professor Paulo Fontes (Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais da Escola de Ciências Sociais da FGV). A palestra apresentou o conceito de história micro espacial como meio de ultrapassar o eurocentrismo e o nacionalismo metodológico.
Desde a nova onda de globalização dos anos 70, muitas vezes lembrada somente pelos seus efeitos econômico-financeiros, debates sobre o “global” e o “transnacional”, ou seja, sobre como entender as relações humanas desconsiderando as fronteiras políticas dos Estados, também ganharam o campo das Ciências Humanas. Nesse contexto, o objetivo final do seminário é de criar na FGV/CPDOC um espaço de debate sobre fazer pesquisa nessas disciplinas e contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.
A próxima sessão, com o tema “As sociologias do Sul e seus desafios para uma sociologia global”, será realizada no dia 11 de junho. A mesa contará com apresentação do professor Marcelo Rosa, da UnB, e com comentários do professor João Marcelo Maia (FGV/CPDOC).