FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 1 de outubro de 2017

I CONGRESSO CARIOCA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE



Diante da reforma da APS iniciada no município do Rio de Janeiro há oito anos, a Saúde da Família se tornou a principal porta de entrada do Sistema de Saúde, e emerge no cenário nacional como vitrine para profissionais de diversas áreas. Diversos projetos e trabalhos vêm demonstrando as boas práticas desenvolvidas na APS no decorrer desses anos, no entanto, muitos permanecem estanques nos seus territórios.
Um Congresso significa compartilhar conhecimentos, conhecer novas experiências e debater temas afins. Nesse contexto, se reúnem especialistas na área temática que junto com participantes dialogam sobre assuntos do saber profissional e do cotidiano, com apresentações e trabalhos pré-inscritos. Esta proposta surge com a finalidade de integrar saberes e divulgar as práticas mais bem-sucedidas ao longo dos oito anos de ampliação do acesso da APS. Mira também, integrar os profissionais de saúde das dez áreas programáticas e proporcionar um espaço de interação e troca para a qualificação constante do Sistema de Saúde.
Desta forma, o Congresso Carioca de APS estrutura-se a partir de 4 grandes eixos temáticos – formação, trabalho interdisciplinar, comunidade e sociedade, educação popular - que serão explorados através de mesas de debate, oficinas, amostras (experiências exitosas, vídeos, trabalhos manuais) e atividades formativas, com o principal objetivo de proporcionar espaços de troca entre os profissionais da SMS para que levem para seus serviços novas práticas e que tenham a possibilidade de divulgar seus trabalhos, criando um ambiente de valorização e confraternização na rede municipal.

Frente à expansão dos programas de residência em Medicina de Família e Comunidade (SMS-RJ, UFRJ, UERJ, Fiocruz), residência multiprofissional em Saúde Pública (Fiocruz e UFRJ), mestrado profissional em APS (HESFA-FM UFRJ), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva (UFRJ, UFF, UERJ, Fiocruz), faz-se necessário a existência de espaços de debate e encontro entre os profissionais que compõem a extensa rede de atenção primária à saúde do Município do Rio de Janeiro. 
Neste sentido, vimos a necessidade de um evento que traga as bases científicas da Atenção Primária à Saúde, nas áreas de saúde coletiva e da medicina de família e comunidade - fundamentais para o exercício da profissão. Visto que não há um evento deste porte no Rio de Janeiro, idealizamos o I Simpósio de Atenção Primária à Saúde da UFRJ, de forma a trazer este tema à tona na comunidade científica do Rio de Janeiro, com a participação de professores e pesquisadores das grandes Universidades do estado, além da Fiocruz e da própria Secretaria de Saúde.  O Simpósio de APS da UFRJ busca, então, criar um espaço de diálogo e formação.
O Simpósio de APS ocorrerá em dois dias e suscitará discussões em torno de dois eixos centrais: a equipe multidisciplinar na Saúde da Família e na Gestão no âmbito da APS. Serão ministradas conferências sobre os temas mais atuais da APS, com a participação de especialistas em suas áreas. Além disso, serão realizadas mesas redondas de forma a propiciar o debate sobre a APS e o SUS no Brasil e no Rio de Janeiro - e seus  desafios futuros.
Além das Conferências, o Simpósio de APS busca proporcionar aos estudantes de pós-graduação e graduação um espaço para a apresentação e discussão de suas linhas e projetos de pesquisa e de trabalho,  permitindo a integração com outros jovens pesquisadores. Serão organizadas sessões de apresentação oral dos trabalhos de pesquisa submetidos, que serão mediados e avaliados por doutores em Medicina e Saúde Coletiva que possam trazer contribuições às pesquisas em andamento, bem como permitir o debate com outros pós graduandos.
Desta forma, o Simpósio de APS busca atingir diversos profissionais e alunos da saúde que atuam no âmbito da Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como um evento formativo e um espaço de encontro para os pesquisadores em Saúde Pública do RJ. O evento conta, ainda, com o apoio institucional da Associação de Medicina da Família e da Comunidade (AMFaC-RJ), da Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFaC) e da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ), além do apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)