FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de março de 2019

Abertura Smart City Expo 2019

Abertura do Smart City discute pensamento transversal e focado nos cidadãos

 


            Pensar a cidade de forma transversal, com suas diversidades sociais, econômicas e culturais e que respeite todos os cidadãos que nela vivem. Esse foi o foco da palestra “Cidades criativas para um mundo efervescente”, ministrada pela pesquisadora Ana Carla Fonseca, autora do livro “Cidades Criativas, que abriu o Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (21). no Expo Barigui.
            Durante a palestra, Ana Carla ressaltou ainda os impactos provocados pela crescente tecnologia. “O uso do waze (aplicativo de localização geográfica), por exemplo, faz com que as pessoas percam sua noção de orientação espacial. Estamos delegando funções para a tecnologia”, afirmou durante a palestra.
            Segundo a pesquisadora, é fundamental dentro do processo de criação de ferramentas para fomentar o desenvolvimento de uma cidade inteligente valorizar as diversidades existentes nas cidades. “É um processo que possui diversas interrelações e vários desafios. É um desafio para as cidades conviver com essa necessidade de se tornarem criativas diante de uma realidade em que o trabalho está cada vez mais automatizado e disperso. As pessoas estão mais móveis para desempenhar seu trabalho”, ressaltou.



Isso demanda que os prefeitos olhem para as necessidades dos cidadãos com o objetivo de fomentar políticas públicas para tornar as cidades cada vez mais criativas. “O desafio é colocar as cidades como plataformas para a inovação a favor das pessoas. Olhar no dia a dia o que o cidadão se apropria dos estímulos contínuos. É preciso pensar a cidade de maneira transversal”, reforçou Ana Carla.

             O Smart City 2019 compreende o congresso e a exposição, e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de cidades de todo o país e de 25 cidades do exterior. O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, organizador do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.
            Antes da palestra proferida pela pesquisadora Ana Carla, participaram da abertura do evento o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, o sócio-fundador do iCities, Roberto Marcelino, e o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero.
            Durante o discurso das autoridades foi destacada a necessidade de as cidades traçarem planejamento para desenvolver novas tecnologias a favor da população. Também reforçaram que a segunda edição do evento em Curitiba ratifica a vocação tecnológica da cidade.
            Durante o fim da manhã, o governador Ratinho Júnior ainda anunciou em evento incentivo para a produção de carros elétricos no Paraná.