FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 29 de março de 2019

Joaquim Paiva comemora os 20 do Ateliê da Imagem

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea.
Comemorando a data, apresentaremos a exposição de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, Joaquim Paiva, apresentando a série “Quartos de hotel”.
Quartos de hotel” surgiu da ideia de mostrar uma seleção de amplo conjunto de fotografias que o artista vem fazendo ao longo do tempo, em suas inúmeras viagens pelo Brasil e o mundo. A mostra é composta por 75 fotografias a cores e algumas em preto e branco, a maioria delas realizadas entre 2000 e 2010 e estão organizadas em séries de duas a cinco imagens principalmente.
Por que quartos de hotel?  Segundo Joaquim Paiva, “pelo prazer de estar fora de sua “casa”, solto, precário, de passagem. Em um hotel, parece que nos sentimos mais livres, mesmo que a trabalho, fora do lar, em outra cidade. As raízes, longe, se encontram em casa - no refúgio “permanente”. Por isto o hotel é normalmente um lugar de curiosidade, descoberta, abrigo, repouso, intimidade, fuga da rotina, sempre temporário. Quantos sonhos, decisões profissionais, prazeres e incertezas vivemos  dentro de um quarto de hotel? ¨.  Para o artista, esta exposição tem um caráter mais de sensação do que de realismo e de documentação.

Sobre o Artista
Joaquim Paiva (Rio de Janeiro, 1946), fez sua última mostra em 2016 na Maison Européenne de la Photographie,  Paris. Possui fotografias, como autor, na coleção da MEP, como também na Bibliothèque Nationale de France, no Museum of Fine Arts Houston EUA e no MAM-Rio, entre outros. Publicou recentemente os livros de fotografia “Farsa Truque Ilusões”, “Elson faz 70” e “Foto na Hora-Lembrança de Brasília”, este na cidade do México. Publicou o livro de artista “128 diários”, que está na coleção da Universidade de Stanford EUA e da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Paiva faz os seus diários autobiográficos e visuais desde 1998. Além de seu trabalho como fotógrafo, ele é reconhecido como um dos maiores colecionadores de arte.

Serviço

Exposição “Quartos de Hotel”, 75 obras de Joaquim Paiva
Abertura dia 05 de abril / até 01 de junho.
Visitação: de seg a sex 10h às 21h, sáb 10h às 16h
Entrada franca