FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de março de 2019

Poeta e feminista tem arquivo pessoal aberto para consulta pública

No mês em homenagem à mulher, a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) abre para consulta pública o arquivo pessoal de Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça, poeta, tradutora e feminista. São aproximadamente 5 mil documentos textuais para pesquisa. Um acervo vasto para os interessados nos direitos das lutas feministas que aconteceram no Brasil no início do século passado.
No acervo, há preciosidades documentais sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o divórcio, a questão sufragista, a saúde feminina e a importância da atuação política das mulheres em tempos de guerra.
Com destaque na época por sua representatividade na luta pelos direitos da mulher, Anna Amélia participou de diversos eventos nacionais e internacionais. Em 1935, foi convidada pelo então presidente Getúlio Vargas a representar o Brasil no 12º Congresso Internacional Feminista que aconteceu em Istambul, na Turquia. No evento, expôs a tese Mulher Cidadã, cujo conteúdo sintetizava as ideias da primeira onda efervescente do feminismo brasileiro. Integrou ainda uma aliança pan-americana em prol das pautas femininas e foi companheira de luta de mulheres, como Bertha Lutz.
A poeta e formadora de opinião vanguarda foi a primeira mulher a integrar o Tribunal Eleitoral compondo a mesa das eleições de 1934, levando as contestações femininas à Assembleia Constituinte.
Anna Amélia teve três filhos. Dentre eles, a reconhecida crítica teatral Bárbara Heliodora, maior especialista em Shakespeare do Brasil, falecida em 2015.
O arquivo pode ser acessado gratuitamente no site.