FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 23 de março de 2019

Observatório de Cidades Inteligentes lança relatório no Smart City 2019

O Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI) lançou o primeiro relatório da entidade durante o Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O objetivo do documento é explicar o que é uma cidade inteligente e como essas práticas podem ser aplicadas pelos municípios brasileiros. O Smart City 2019 começou ontem, no Expo Barigui, e termina nesta sexta-feira (22).

A OBCI foi lançada na edição do ano passado do Smart City Curitiba e tem como meta trazer informações e exemplos de iniciativas desenvolvidas em diferentes países, para que os legisladores possam idealizar projetos de leis relacionados ao desenvolvimento de smart cities. A ideia, portanto, é por meio deste relatório fazer com que vereadores e deputados estaduais e federais tenham novos conhecimentos acerca de como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento das cidades.

“Mapeamos as melhores legislações acerca de cidades inteligentes para que no nosso país seja possível equalizar as leis para o bem-estar das pessoas. É um trabalho gradativo que estamos realizando de maneira intensa”, afirma Robert Janssen, um dos idealizadores do projeto.

A diretora executiva da OBCI, Claudia da Matta, reside nos Estados Unidos e de lá coordena as pesquisas para fomentar os dados e abastecer as informações contidas no relatório. “A ideia é diminuir esse gap entre a realidade tecnológica que vivemos e a legislação que existe”, conta.

Com esse relatório, algumas ideais desenvolvidas em outros municípios do exterior podem ser aplicadas no Brasil. “Um dos exemplos é o uso dos patinetes eletrônicos. É possível pensar em leis para que, a longo prazo, o uso desses dispositivos não se torne um problema tanto no trânsito quanto nas calçadas. Tem como normatizar o uso, por exemplo”, afirma Janssen.

Um dos passos centrais para que os projetos de leis sobre cidades inteligentes ganhem mais visibilidade e sejam idealizados, segundo o OBCI, é o poder público trabalhar com dados abertos. “Ao incentivar o acesso aos dados do governo, o uso e a reutilização desses dados podem contribuir na promoção da inovação, da criação de empresas e serviços criativos centrados no cidadão”, ressalta Janssen. “Não adianta não trabalhar com a nova tecnologia, é preciso harmonizar as leis para que a tecnologia seja uma retaguarda positiva para a população”, completa.