FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 18 de março de 2019

Arte Indiana Ancestral Invade o Palácio das Artes

Espetáculos de música e dança acontecem na Sala Juvenal Dias neste fim de semana

            Nos próximos dias 22 e 23 de março, às 20h, o público belo-horizontino terá a raríssima oportunidade de se encontrar com duas formas de arte milenares, pilares da dança, teatro e música na humanidade. No dia 22, o músico e compositor Bruno Tonelli apresenta um recital do sagrado instrumento indiano Vina, pela primeira vez no Brasil, em um espetáculo de música Carnatic. Já no dia 23, a dançarina e mestra do estilo de dança clássica indiana chamado Bharatnatyam, Kamalaksi Rupini, apresenta novíssimas coreografias, além de trazer pela primeira vez ao Brasil o Bharatnrityam, uma variação do Bharatnatyam que resgata movimentos antes perdidos da dança indiana a partir de esculturas encontradas nos mais antigos templos do país. Os ingressos custam 25 reais e podem ser adquiridos no site do ingressorapido.com.br.

Kamalaksi Rupini é discípula dos gurus B. Bhanumati, Shivagami Vanka e Mithun Shyam. Dança os estilos Mohiniyattam, Bharatanatyam e Bharatnrityam, e é formada em Artes Cênicas pela UFMG, com Mestrado em Artes, no qual pesquisou a dança indiana clássica e sua tradição. Já se apresentou por todo o Brasil e em alguns dos principais festivais da Índia como convidada especial, sendo aclamada pelo público local, por vezes recebendo multidões de mais de 100 mil pessoas. Recebeu o título Nritya Shree e o prêmio Gundica Rani Memorial Award, além do título Nritya Ratna (“A Jóia da Dança”), concedido pelo governo indiano aos dançarinos de maior destaque em todo o país.

Bruno Tonelli, artista com quase duas décadas de experiência na música profissional, da Banda 7 Estrello  Vrindavana e Tribal Zen, é também produtor e já viajou por todo o mundo com sua música, se apresentando em Marrocos, Espanha, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, entre outros países. Apresentou-se nos maiores e mais tradicionais festivais da Índia, ganhando prêmio do governo indiano por manter a tradição do canto dos mantras. A Música Carnatic é o sistema de música mais antigo do mundo, é o remanescente da milenar cultura védica, ainda encontrada na Índia. A Vina, o instrumento de corda sagrado descritos nas escrituras mais antigas, tocada por grandes personalidades divinas como Sarasvati Devi e Narada Muni, é a expressão máxima desse sistema de música. Pela primeira vez no Brasil esse instrumento está nas mãos do músico, compositor e pesquisador mineiro Bruno Tonelli, após sua residência de um ano na Índia, que traz esse concerto para os palcos do país.

Mais informações: 99809-6669