FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 19 de março de 2019

Smart City Expo Curitiba promove troca de experiências brasileiras com Alemanha e Índia

Smart City Expo Curitiba promove troca de experiências
brasileiras com Alemanha e Índia

Eventos paralelos organizados pela agência de cooperação alemã acontecem
paralelamente à programação dos dois dias de evento

Além das dezenas de palestras, debates e mesas redondas sobre as temáticas de inovação, tecnologia, sustentabilidade, governança, inclusão e cidades criativas, o Smart City Expo Curitiba 2019 – que ocorre nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de março, no Expo Barigui – vai ser palco de trocas de experiências entre Brasil, Alemanha e Índia em dois eventos paralelos organizados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento.

Na quinta-feira (21), a partir das 9h30, a temática debatida na Paralela 1 será “Realidades, desafios e experiências de Smart Cities no Brasil e no mundo”, apresentando uma visão geral sobre o estado da arte das cidades inteligentes no país, além de promover uma troca de experiências nacionais e internacionais, com exemplos de Brasil, Índia e Alemanha. Com moderação de Ana Paula Bruno, serão recebidos Rainer Münzel, ministro de Assuntos Econômicos da Embaixada da Alemanha, e Adriana Melo Alves, secretária do Desenvolvimento do Ministério do Planejamento.

Já na sexta-feira (22h), das 16h às 18h, também na Paralela 1, um debate sobre a ideia de formular uma Carta de Smart Cities para o Brasil irá coletar opiniões, requerimentos e sugestões para o conteúdo e processo dessa carta.
 
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019
 
Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.


Em 2018, primeira edição do Smart City Expo Curitiba reuniu mais de 5 mil pessoas. Foto: Divulgação
 
O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 
 
A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.
 
A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
 
O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.
 
Sobre o iCities
 
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.