FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de março de 2019

Cultura como vetor de desenvolvimento

Na primeira R.I.O, debatedores exibem discurso afinado sobre a natureza de políticas públicas
O Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira comandou, nesta quarta-feira (27/03), a estreia da R.I.O (Reunião de Integração e Oportunidades), evento que ele pretende realizar anualmente. Estiveram presentes, na Sala Cecília Meireles, gestores culturais de 44 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, das dez regiões do estado. Na mesa de palestrantes, Ruan esteve ao lado do vice-governador Claudio Castro, da secretária municipal de Cultura Mariana Ribas e do presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Eliomar Coelho.
A secretária Mariana abriu o encontro enfatizando a necessidade de serem formuladas políticas de Estado, mais do que políticas de governo. Ela discorreu sobre a oportunidade de aprovação do PL 1029/2018, que regula o Sistema Municipal de Cultura e que está tramitando na Câmara de Vereadores. Ribas diz-se disposta a escutar permanentemente a sociedade civil, ideia também defendida pelo deputado Eliomar Coelho. O parlamentar chamou a atenção sobre a riqueza do nosso patrimônio e o comprometimento da Comissão em trabalhar pelo aumento do percentual arrecadado no Estado para a Cultura.
Em sua fala, Ruan Lira afirmou seu desejo de transformar a Cultura, em sua gestão, num dos principais vetores de desenvolvimento do Rio de Janeiro, capaz de tirar o Estado da sua crise financeira, por meio da geração de empregos e renda, sem descartar a ajuda do setor privado. Ainda segundo o Secretário, as eleições do Conselho Estadual de Cultura terão sequência, após uma análise republicana e democrática do processo eleitoral iniciado ano passado. E haverá o compromisso de executar integralmente – fato que não acontece há mais de três anos - os R$ 93 milhões previstos no orçamento para o Fundo de Cultura.
O vice-governador Claudio Castro encerrou o encontro lembrando que, se o turismo é considerado o novo petróleo para o governo estadual, sem cultura a atividade turística não se sustenta. A R.I.O. contou com a participação artística do coro de câmara da Escola de Música Villa-Lobos interpretando o Hino Nacional, o Hino do Estado do Rio de Janeiro e a “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, este número com a participação da bailarina Liana Vasconcelos.
Legenda: Eliomar Coelho, Ruan Lira, Claudio Castro e Mariana Ribas, em evento que reuniu 44 gestores de cultura do estado na Sala Cecília Meireles.
Crédito: Fred Pontes/ SECEC