FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de março de 2019

Nova ordem econômica: evento da FGV traz o economista Glen Weyl ao Brasil

Nova organização do mercado, visando estabelecer uma sociedade mais justa. Essa é a proposta do livro “Radical Markets, uprooting capitalism and a just society” (Mercados Radicais: reinventando o capitalismo e a democracia para uma sociedade justa, na tradução em português). O economista-político Glen Weyl vem ao Brasil a convite do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação (FGV EPGE) para seminário no dia 2 de abril, das 15h às 17h, na sede da FGV, no Rio. O evento é aberto ao público.
Weyl irá apresentar e analisar os temas apresentados em sua obra, badalada por economistas e estudiosos, e que dá nome ao seminário. Após a palestra, haverá debate com especialistas da Fundação sobre os assuntos abordados.
Atualmente, muitos imputam ao capitalismo as causas de problemas sociais, como a desigualdade econômica e a instabilidade política. De acordo com a apresentação do livro, a obra propõe novas e ousadas formas de organização dos mercados para o benefício de toda a sociedade. E mostra como a força emancipatória de mercados genuinamente abertos, livres e competitivos pode trazer de volta o espírito da reforma liberal do século XIX, além de gerar mais igualdade, prosperidade e cooperação, no contexto dos atuais e futuros desafios da economia digital.
O livro abrange também aspectos político-econômicos e traz propostas concretas para uma ruptura de paradigma. Nele, seus autores discutem como o princípio do “um eleitor, um voto” pode inibir o processo democrático, e sugerem a sua troca por um esquema engenhoso em que os eleitores usariam os seus direitos de voto de forma mais flexível, maximizando a sua influência nos assuntos em que tenham maior interesse.
O evento será em inglês, sem tradução simultânea, e acontecerá no Centro Cultural FGV, na Praia de Botafogo, 186, em Botafogo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.