FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de março de 2019

Capital brasileira das smart cities, Curitiba reunirá seis mil pessoas em torno de soluções que melhoram a vida urbana

Capital brasileira das smart cities, Curitiba reunirá seis mil 
pessoas em torno de soluções que melhoram a vida urbana


Ações no Vale do Pinhão vem estimulando o ambiente de inovação na cidade
que se tornou a referência nacional em cidades inteligentes
 
Para recuperar o DNA inovador de Curitiba, um conjunto inédito de atores vêm se reunindo nos últimos dois anos: poder público, empresas, universidades, empreendedores e outras entidades resolveram somar forças para apostar no ambiente de inovação e desenvolvimento da capital. Dois desses agentes assumiram a dianteira do esforço coletivo: a prefeitura e o iCities, startup curitibana especializada em soluções inteligentes, que convenceu a FIRA Barcelona a realizar a edição brasileira do maior evento mundial de smart cities na capital paranaense.
 
Depois de reunir 5 mil pessoas no primeiro Smart City Expo Curitiba, a segunda edição – nos próximos dias 21 e 22 de março – promete trazer mais de 6 mil ao Expo Barigüi.  A organização do evento no Brasil cabe ao iCities, tendo a prefeitura como parceira de primeira hora que já colhe os frutos em forma de reconhecimento internacional.


Primeira edição do Smart City Expo Curitiba reuniu mais de 5 mil pessoas. Foto: Divulgação/iCities

 
Em 2018, a cidade não só retomou o pioneirismo dos anos 1990, como também consolidou iniciativas do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação que se tornou o símbolo de cidade mais inteligente do país que Curitiba recebeu em setembro, de acordo com o ranking Connected Smart Cities.
 
Elaborado pela consultoria Urban Systems, o estudo avaliou cerca de 700 municípios para mapear os potenciais de desenvolvimento no Brasil. Além disso, o aplicativo “Saúde Já” foi campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México. A cidade também foi finalista na premiação no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, agora em novembro, com o “Horta do Chef”, programa que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos a restaurantes locais.
 
A cidade se prepara também para dar um salto com a nova Lei de Inovação, sancionada em novembro de 2018 pelo prefeito Rafael Greca, que traz um arcabouço jurídico para a atuação do poder público na área de inovação. Ela estabelece ainda a criação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e as diretrizes para diminuir a burocracia e incentivar o relacionamento do ecossistema.
 
“O sucesso desse evento já credenciou Curitiba como a maior referência do Brasil em smart cities e um dos grandes nomes mundiais. Nessa segunda edição do Smart City Expo Curitiba, queremos realizar debates e exibir soluções em áreas como a saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico”, afirma o diretor e cofundador do iCities, Beto Marcelino.

Vale do Pinhão e Paiol Digital
 
Nos moldes das startups, que começam a operar quando ainda estão na fase de aperfeiçoamento de serviços e soluções, o Vale do Pinhão vem passando por ajustes desde 2017. “A proposta inicial previa tornar o bairro Rebouças, primeira área industrial de Curitiba, uma região referência em inovação. À medida que recebemos feedbacks de startups, universidades, grandes empresas, entidades de classe e aceleradoras, o conceito do Vale se expandiu para toda a cidade”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
 
A consolidação dos cinco pilares – educação empreendedora, incentivo à implantação de tecnologia (IOT), reurbanização focada na economia criativa, fomento (incentivos fiscais) e integração/articulação do ecossistema – foi acelerada este ano e a própria Agência Curitiba instituiu como meta ter ações concretas e complementares em cada um dos cinco eixos do Vale do Pinhão.
 
A Agência Curitiba promoveu a conexão do ambiente empreendedor e de inovação, através de fóruns, palestras, seminários e workshops. Foram mais de 70 eventos, que reuniram cerca de 7,6 mil participantes, com destaque para as sete edições do Paiol Digital, que transformou o Teatro Paiol em um fórum de apresentação de soluções que melhoram o dia a dia das pessoas.
 
Tecnoparque e Bom Negócio
 
Relançado pela Agência Curitiba, o Curitiba Tecnoparque, programa de fomento municipal, oferece desconto de 2% para 5% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital. São 84 empresas incentivadas pelo programa e mais de 20 projetos em processo de análise para adesão ao programa.
 
Em setembro, a agência passou a oferecer um novo programa de educação empreendedora, o Bom Negócio – Vale do Pinhão. Em parceria com 23 instituições da capital, entre universidades, entidades de fomento (Sebrae e ACP), especialistas em gestão e terceiro setor, a jornada empreendedora – dividida em aulas à distância e presenciais – preparou cerca de 800 pessoas para um novo olhar sobre gestão empresarial.
 
 
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019
 
Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.
 
O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 
 
A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.
 
A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
 
O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.