FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 5 de novembro de 2011

Exposição Imagens e Aquarelas

O pintor,aquarelista e artista plástico Sérgio Guerini abre no próximo dia 05 de novembro a exposição “Imagens & Aquarelas”, no Baukurs Cultural, em Botafogo. Cerca de 20 imagens – entre fotografias e aquarelas – fazem parte desta mostra, sendo que algumas delas foram expostas em Abrantes, Portugal, em outubro de 2010. A visitação poderá ser feita de segunda a sábado, das 13 horas às 19h, com entrada franca, até 19 de fevereiro de 2012.

Autodidata, Sérgio Guerini começou a dedicar-se à pintura em 1980, por meio de intervenções que fazia com aquarela e nanquim em fotos pretoebranco tiradas de muros e de paredes de favelas. As aquarelas nasceramapós a experiência de ampliar fotos de construções barrocas e de paisagens da cidade de Tiradentes (MG), posteriormente fotocopiadas em papel de aquarela.
Para essa exposição no Baukurs, Guerini apresenta nove fotografias em tamanhos 40 x 60 cm e 20 x 25 cm impressas em papel Luster. Já as aquarelas foram pintadas sobre papel com dimensões que variam entre 20 x 28 cm e 31 x 46 cm.
"O resultado obtido foi uma imagem borrada, que lembrava minhas aulas de gravura e monotipia com Sérgio Fingerman, quando imprimia várias cópias da mesma chapa e, depois, interferia com tinta a óleo. Foi um retorno ao meu processo inicial de criação. A partir disso, desenvolvi algumas séries com esse mesmo processo", explica o artista.
Com curadoria de Amador Perez, a exposição faz parte de um grupo de obras que tentam conservar a espontaneidade do gesto feito com o pincel macio, partindo de diluições máximas de tinta até as mais altas densidades de pigmentos que o material permite.
“Mais do que uma técnica, a aquarela constitui por si mesma uma linguagem. Uma linguagem fundada no ofício – não se pode improvisar um aquarelista – e particularmente apta a exprimir conteúdos líricos, intimistas. São características que a colocam na contramão da arte mais contemporânea, que não faz questão de nada disso e que, curiosamente, se valoriza hoje por termos negativos. Aquarelistas tornaram-se os resistentes de uma concepção do mundo, um mundo mais apolíneo e equilibrado, no qual a arte tem deveres com a chamada beleza. Habitualmente, a aquarela abstrata serve a desígnios menos ordenados, transparências, manchas, grandes gestos escorridos, que se interpenetram. Deste pouco resulta nas aquarelas de Guerini“, definiu o critico de artes, Olívio Tavares de Araújo.
Sérgio GueriniPintor,aquarelista e artista plástico.Nasceu em Santo André (SP), estudou pintura e gravura com Sérgio Fingermann e aquarela com Ubirajara Ribeiro e Selma Daffré. Participou do IV Salão Paulista de Arte Contemporânea 1986, recebendo os Prêmios Aquisição e Estímulo. Em 1994, Guerini participou de coletivas da Gallery 200 (Illinois/EUA) eda Kunst und Identität, Regensburg, Alemanha. Em 2006, foi premiado pela Bienal de Aquarelas de Abrantes (Portugal) e este ano voltou à mesma cidade com a exposição individual“Aquarelas”, exibida pela Galeria Municipal de Abrantes.
Exposição: IMAGENS & AQUARELAS, DE SÉRGIO GUERINI
Local: Baukurs Cultural –
www.baukurscultural.com.br
Endereço: Rua Goethe, 15 – Botafogo
data: de05 de novembrode 2011 a 19 de fevereiro de 2012. Horário: de segunda a sábado, das 13h às 19h
Informações: (21) 2246-6242 - Classificação: Livre - Entrada franca