FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exposição África-Brasil. Ancestralidade e Expressões Contemporâneas

Exposição África-Brasil, ancestralidade e expressões contemporâneas

Mostra valoriza a arte negra brasileira e homenageia a memória de Abdias Nascimento

8 de outubro a 4 de dezembro de 2011, no Centro Cultural Justiça Federal. Grátis

O Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - realiza no Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”.
A mostra apresenta uma abordagem áudio visual das civilizações africanas e sua história, bem como da criatividade plástica que expressa o saber, a tradição e a simbologia epistemológica dos povos africanos na sua expressão plástica brasileira atual. O legado africano se expressa em duas vertentes: a cultural-artística e a dimensão política de defesa dos direitos humanos dos povos negros escravizados e discriminados.
A exposição, que integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, homenageará a memória do recém-falecido pintor, poeta, escritor e professor universitário Abdias Nascimento, que também foi senador, deputado federal e duas vezes secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apresentará o trabalho das instituições que ele criou desde o Teatro Experimental do Negro (1944) e o Museu de Arte Negra (1950) até o Ipeafro (1981-presente).
Baseada no conteúdo do acervo Abdias Nascimento / Ipeafro, a mostra reúne pinturas de Abdias e de quatro artistas convidados, bem como peças criadas pelo Ipeafro como a Linha do Tempo dos Povos Africanos onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania.
Exposição África-Brasil, ancestralidade e expressões contemporâneas.
Homenagem a Abdias Nascimento
Artistas convidados: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes).
Centro Cultural Justiça Federal - Avenida Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro. Tel. 21-3261-2550
Curadoria: Elisa Larkin Nascimento. Design museográfico: Afonnso Drumond
Visitação à exposição: 8 de outubro a 4 de dezembro de 2011. Aberta ao público de de terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca.