FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 6 de novembro de 2011

Festival Internacional de Televisão 2011



Com o melhor da televisão mundial, em um ambiente motivado pelo olhar sobre as novas plataformas de distribuição de conteúdo e a construção de novos formatos de programação, o FITV chega à sua sétima edição em 2011 e acontecerá entre os dias 16 e 22 de novembro.

O Festival Internacional de Televisão 2011 tem como metas apresentar ao público brasileiro um panorama da nova safra de produtos audiovisuais do Brasil e do mundo, estreitar as relações entre realizadores e broadcasters e estimular a produção e a distribuição dos conteúdos produzidos em todo o país. Além disso, o FITV é um canal para encontro e troca de ideias entre público e profissionais de diferentes países.

O Festival possui a Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros, composta exclusivamente por programas pilotos inéditos. Divididos nas categorias Entretenimento, Séries de Ficção e Programas Jornalísticos os pilotos são selecionados por uma curadoria de profissionais, acadêmicos e críticos de TV.

Os realizadores do programas selecionados são convidados a participar do evento no Rio de Janeiro. Durante o evento, um júri formado por gerentes de conteúdo e diretores de programação das principais emissoras e programadoras do país escolhe os vencedores de cada categoria. Com isso, o evento possibilita ao público em geral e aos executivos das redes conhecerem o que os produtores de conteúdo apresentarão na TV brasileira nos próximos anos.

Os vencedores de cada categoria participam no New York Television Festival 2012 e os que tiverem maior votação popular poderão ser exibidos em possíveis itinerâncias do FITV em outras cidades brasileiras. O objetivo é estimular a produção de projetos nessas regiões e promover a Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros 2012.

Além de focar no aperfeiçoamento, os workshops “Criação de Formatos” e “Coaching de Projetos para o Mercado Internacional” preparam os realizadores para apresentações em pitchings e vendas em geral. Outros workshops serão realizados no Rio de Janeiro, abordando assuntos de relevância em questão de mercado audiovisual e inovação.

A “Mostra Festival dos Festivais” é fruto de uma curadoria feita pelos próprios diretores de festivais como Banff, New York Television Festival, FIPA (França), Rose D’or (Suíça) e Shanghai TV Festival. Os realizadores são convidados a participar do FITV para debates com o público.

O “Encontro Internacional de Televisão”, incorporado ao Festival há 4 anos chega em 2011 na sua décima edição. Ele consiste em um fórum de debates de caráter acadêmico, abordando questões contemporâneas e ao mesmo tempo com os profissionais que compõem a cena atual. O evento é composto por 5 painéis e acontece no Rio de Janeiro.

Um dos segmentos de maior repercussão é o “Linguagem e Experimentação”, mesas-redondas sobre tendências e formatos com profissionais que estão na mídia. Pela espontaneidade, torna-se um espaço de irreverência e experimentação de novas formas e linguagens, assim com a TV.